PMJP retoma duplicação da Pedro II em setembro

Por - em 40

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) retoma as obras de melhoria da malha viária da Avenida Pedro II em setembro. A previsão é da secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), acrescentando que cerca de 60% da obra já foram executados, restando a terraplenagem, o recapeamento asfáltico e intervenções complementares que só poderão ser concluídas após o período de chuva. O projeto dá seqüência ao Plano Viário do Governo Municipal para a cidade, que compreende a recuperação e implantação de pavimento, com prioridade às vias onde trafegam os transportes coletivos. A obra deve ser concluída até o final deste ano.

A explicação técnica para a paralisação temporária das obras é que não é possível trabalhar na presença de chuva durante a terraplenagem, devido a saturação do material, nem antes e nem durante o processo. Após a pavimentação será implantada a iluminação ornamental no centro da avenida, sinalização horizontal e vertical, além da calçada, meio-fio, linhas d’água, paradas de ônibus e ciclovia. O trabalho conta com a parceria da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), que dá suporte na organização do trânsito na via.

A Avenida Pedro II é considerada um dos corredores viários de acesso a Zona Sul mais críticos da cidade. Na primeira etapa das obras foi investido R$ 1,5 milhão no alargamento da via, correspondente à construção de uma terceira faixa no trecho da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) até a entrada do Bairro dos Bancários.
Somadas as duas etapas, chega a aproximadamente três quilômetros de alargamento das vias. A Pedro II passará a contar com nove metros de largura divididos em três faixas, em cada sentido, aumentando em 50% a capacidade de fluxo de veículos entre as regiões sul e central da cidade. Essa etapa foi orçada em R$ 4,5 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF).