PMJP reúne conselho de turismo para validar o Plano Diretor da Capital

Por - em 37

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretária de Turismo (Setur) realizou nesta terça (03) e quarta-feira (04) o encontro com os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para validar e consolidar algumas diretrizes e propostas do Plano Diretor de Turismo.  O planejamento está sendo desenvolvido de forma participativa através de consultoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As reuniões foram realizadas para legitimar as propostas de ações do Plano Diretor de João Pessoa e apresentar as propostas do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur) aos conselheiros e consultores.

O Plano Diretor é um instrumento para projetar, a médio e longo prazo, o desenvolvimento do turismo e o crescimento da economia municipal no setor, com planejamentos que conectam ações da infraestrutura, meio ambiente, urbanismo, transporte, cultura, com atenção ao desenvolvimento humano, inclusão social e a sustentabilidade local.

Durante todo o processo de consultoria e planejamento a FGV veio à cidade fazer o levantamento inicial de informações com bases e dados socioeconômicos e das características do turismo local.

Neste período foram realizados estudos e analises do perfil do turista que visita o município, classificação de concorrência turística com base na matriz de competitividade do Ministério de Turismo (MTur), avaliação dos cenários competitivos para o turismo, definições de estratégias, seminários e oficinas para validação com a equipe técnica da Setur. A consolidação e entrega do Plano Diretor para cidade está previsto para maio deste ano.

“A elaboração deste projeto é um marco para João Pessoa, compreendendo que ele será norteador de novas estratégias para um planejamento coordenado entre os diversos setores do turismo”, afirmou Francisco Linhares, secretário de turismo de João Pessoa.

Durante o encontro, o gestor do Prodetur falou sobre a importância do projeto para o município. “O objetivo é apresentar as propostas do programa Pólo Costa das Piscinas integrado por cinco municípios do litoral Sul onde se encontra grande parte da atividade turística atual do Estado. Através destes diálogos podemos proporcionar uma conexão com o planejamento do turismo de João Pessoa”, informou Arnaldo Júnior, gestor do Prodetur/PB.

Prodetur – é um programa de crédito para o setor público (Estados e Municípios) que foi concebido tanto para criar condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística na região Nordeste, quanto para melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas.

Na Paraíba, João Pessoa se destaca pelo turismo de eventos e pelo ecoturismo, referendado pela Mata do Buraquinho, maior reserva florestal urbana de Mata Atlântica no mundo. Se destaca também com o turismo cultural, ressaltado pelo projeto de recuperação do Centro Histórico, financiado pelo Prodetur / NE I.