PMJP se reúne com artesãs e discute próxima edição da ‘Feira Mulheres Empreendedoras’

Por - em 19

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres realizou na tarde desta quinta-feira (26), uma reunião com as artesãs sobre a próxima edição da ‘Feira Mulheres Empreendedoras em Movimento’. A reunião foi realizada no auditório do Casarão 34, Centro. A feira irá acontecer nos dias 10, 11 e 12 de maio, antecedendo o Dia das mães, no Ponto de Cem Réis.

Segundo a coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza, da Secretaria das Mulheres, Lúcia Silva, a feira será um espaço que também disponibilizará oficina, culinária e atrações culturais. “A proposta é somar ao máximo tudo que venha atrair o público que passa pelo Ponto de Cem Réis, assim como proporcionar às próprias artesãs um momento de laser e de formação”, comentou.

Nos dias 10 e 11 (quinta e sexta-feira), a feira acontece das 08 às 17 horas, e no dia 12 (sábado), excepcionalmente, das 8 às 13h. No local haverá uma tenda específica para a realização de oficinas de culinárias, com produtos a base de soja. As oficinas acontecerão nos dois turnos da feira, com horários e números de inscrições específicas.

A artesã Severina Prazeres disse que já participou desta feira várias vezes, e para esta edição de maio, em especial, aumentou a produção do artesanato. “Os visitantes poderão encontrar na feira tudo para decoração de casa. Eu estou providenciando um número maior de produtos para poder ter mais rentabilidade nas vendas. Essa será uma oportunidade para vender o nosso artesanato”, afirma Severina.

Exposição – Bolsas, roupas, bijuterias, sandálias, artigos para decoração, cama, mesa e banho, tricô, crochê, culinária regional, produtos terapêuticos e naturais, plantas medicinais, além de serviços de saúde com massagens, aferição de pressão arterial e glicemia. Tudo isso a população encontrará na exposição. Também haverá a participação de vários grupos de mulheres, como o ‘Amigas do Peito’, que são artesãs portadoras de câncer que fazem uso do artesanato como parte integrante do tratamento.

Atrações culturais – Nos dias 10 e 11, a partir das 14 horas, a Feira recebe artistas locais para apresentação durante a exposição. O ‘Trio Los y Plá’, com música popular, se apresenta no primeiro dia, e a cantora Meira Lima, no segundo dia. A atriz Suzy Lopes fará animação no local.

Conselho Municipal de Cultura – O secretário adjunto da Fundação de Cultura de João Pesoa (Funjope), Milton Dornelas, esteve presente na reunião, comunicando às artesãs a existência de vagas destinadas ao segmento, no Conselho Municipal de Cultura.  “A proposta é que as artesãs ocupem duas vagas, uma como titular e outra como suplente no Conselho, e assim possam contribuir com as discussões dos investimentos e outros assuntos ligados à cultura no município”, disse.