PMJP sorteia 30 casas para moradores de áreas de risco

Por - em 29

A Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab) realizou, na manhã desta terça-feira (18), na sua sede, sorteio de 30 casas construídas pelo Programa de Subsidio à Habitação de Interesse Social (PSH) destinadas às comunidades Maria de Nazaré (Funcionários III) e Maribondo (Valentina Figueiredo). As novas casas estão situadas em uma área no bairro Colinas do Sul, próximo ao Residencial Gervásio Maia.
 
As famílias foram cadastradas pela Semhab por que viviam em casas que ofereciam risco para as suas vidas. “Na medida em que as pessoas receberem as suas casas, as anteriores serão derrubadas”, disse Gildimar Alves, chefe de gabinete da Semhab. Ele ressaltou que dentro de 15 dias o Governo Municipal vai disponibilizar caminhões para realizar as mudanças das famílias.
 
O processo seletivo para essa demanda foi realizado pela equipe de cadastradores da Secretaria de Habitação Social. Eles identificaram as casas em maior situação de risco e, com consentimento do morador titular, cadastraram o imóvel. Das 3O unidades habitacionais, 22 são para a comunidade Maria de Nazaré e oito para a comunidade Maribondo. Os moradores presentes receberam inicialmente fichas e, em seguida, foi iniciado o sorteio dos respectivos lotes e quadras. As casas seguem o mesmo padrão dos imóveis construídos pelo PSH, com área total de 37,2 metros quadrados distribuídos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos.
 
Geane Lima Silva, sorteada com a casa de número 60, reside há 20 anos na Comunidade Maria de Nazaré. Ela disse que estava muito feliz só de pensar em morar numa casa sem rachaduras e sem risco de cair quando chove muito. Mãe de três filhos, desempregada, ela só consegue algum dinheiro quando faz uma faxina ou encontra uma lavagem de roupa. “Fazia muito tempo que eu sonhava com isso”, declarou.
                          
A dona de casa Ednalva Lino da Silva, que reside na Comunidade Maribondo, foi sorteada com a casa de número 70. Ela paga hoje um aluguel de R$ 110,00 e disse que a nova casa veio como uma benção. Ela vai morar com mais 12 pessoas.