PMJP treina agentes para atuar em encostas de áreas de risco

Por - em 80

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), numa iniciativa da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) em parceria com o Corpo de Bombeiros, está realizando o primeiro ‘Curso Básico de Técnica em Rapel’ para os agentes da Guarda Municipal, Emlur e Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra). O ministrante do treinamento é o capitão do Corpo de Bombeiros e diretor de Apoio Logístico da Guarda Municipal, Lucas Severiano.

Durante o curso, os participantes estão conhecendo as técnicas e materiais empregados nas atividades verticais (subida e descida de barreiras). As aulas tiveram início na terça-feira (3) e acontecem na sede do Corpo de Bombeiros, na BR-230, em Marés, onde há uma torre de treinamento. Ao todo são 18 alunos participantes da capacitação com cinco horas-aulas por tarde.

Os objetivos são capacitar os agentes para atuar em ações preventivas, auxiliando nas operações em áreas de risco, e realizar trabalhos em altura como a limpeza e a contenção de barreiras para minimizar as ocorrências, contribuindo dessa forma com o trabalho da Defesa Civil.

De acordo com o superintendente-adjunto da Guarda Municipal, tenente Anderson Henrique, em breve serão abertas novas turmas e a meta é capacitar cerca de 100 servidores municipais.
Para Jailton Silva, aluno do curso, a iniciativa é importante, “pois qualifica o profissional para melhor servir”.

O treinamento tem uma carga de 60 horas-aula e se encerra nesta quinta-feira (12). No final, os alunos vão colocar em prática o que apreenderam em uma atividade de enlonamento de barreira. O local e horário dessa ação ainda não foram definidos pelos organizadores do curso.