PMJP vai construir três mercados públicos em bairros da 3ª região

Por - em 33

Cerca de 500 pessoas participaram da audiência regional da 3ª região do Orçamento Democrático da Capital realizada nesta quarta-feira (17), no ginásio da escola municipal Afonso Pereira, no Cidade Verde, em Mangabeira. Na ocasião, os secretários da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) anunciaram as novidades referente aos investimentos que serão realizados em três bairros que integram a 3ª região. A construção de três mercados públicos no Jardim Veneza, no Cidade Verde e Costa e Silva.

Outra novidade anunciada na audiência desta quarta-feira, foi de que a administração municipal vai construir o Centro Cultural de Mangabeira, na área onde está localizado as instalações do Fantástico Clube. Também está prevista para este ano a edificação da praça do Cidade Verde, que já começou a ser construída numa área superior a 9 mil metro quadrados. Os investimentos são da ordem de R$ 790.627,62 e novo equipamento comunitário vai dispor de uma quadra poliesportiva e outros serviços. Da sua parte, os moradores elegeram como prioridades para 2011: infraestrutura, saúde, trabalho e renda a serem implementadas pela administração municipal.

Prestação de Contas – Os moradores presentes assistiram a apresentação feita pela coordenadora do Orçamento Democrático Ana Paula Almeida, que divulgou dados e exibiu fotos das obras já realizadas na região, a exemplo do Ortotrauma de Mangabeira, que conta com 123 leitos, sendo 8 leitos de UTI. O hospital realiza atualmente 12 mil atendimentos por mês e 400 internações.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, até o final do ano será implantado no Complexo Hospitalar de Mangabeira o Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM); o Centro de Tratamento da Dor e Reabilitação, com serviços de acupuntura e fisioterapia, além da disponibilização de 10 leitos para desintoxicação (oito masculinos e dois femininos) de usuários de álcool e outras drogas.

Atendimento às gestantes – Em 2008 a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um estudo a partir das necessidades de saúde dos usuários e das condições estruturais da Maternidade Santa Maria. O objetivo do estudo é poder oferecer um atendimento de melhor qualidade às gestantes. Como resultado houve a transferência de 25 leitos da Santa Maria para o Instituto Cândida Vargas (ICV), no Centro.

Desta forma, as gestantes de baixo risco, que residam nos bairros da 3ª região, passaram a ser acompanhadas no pré-natal pelas equipes do Saúde da Família que atualmente cobrem 100% do território. Com a transferência houve a ampliação de 40 leitos no Instituto Cândida Vargas. A próxima audiência regional será na próxima segunda-feira (22), na 13ª região orçamentária. A audiência começa a partir das 19h na Igreja Nossa senhora de Fátima, próximo ao Clube Cabo Branco, em Miramar.