PMJP vai retirar mesas e cadeiras irregulares das praias da Capital

Por - em 13

Com o objetivo de disciplinar o comércio informal na orla da Capital, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza no domingo (10) uma operação que vai apreender equipamentos como cadeiras, mesas, churrasqueiras e outros que estiverem fora dos quiosques, ao longo das praias do Bessa, Tambaú e Cabo Branco. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), vai contar com o apoio da Secretaria do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB) e dos órgãos municipais competentes: Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Vigilância Sanitária e Guarda Municipal. Duas equipes compostas por técnicos dessas secretarias se dividirão por setores distintos de toda a orla.

De acordo com a coordenadora das Ações do Projeto Orla na Paraíba, da SPU/PB, Sandra Freitas, “a ocupação de áreas de praia vem se intensificando principalmente nesta época de verão e as autoridades não podem assistir a esses excessos de braços cruzados”. O secretário da Sedurb, Lucius Fabiani, afirma que a Secretaria está alinhada com a SPU/PB tanto nas ações de inspeção quanto nas autuações. Para ele, os casos mais graves de desobediência e transgressão devem ser punidos na forma da lei. “Frequentemente os agentes do controle urbano efetuam inspeções na orla e advertem os comerciantes dos quiosques que insistem em extrapolar o espaço permitido. Domingo, portanto, durante a operação, todos os equipamentos dispostos de maneira irregular serão apreendidos e recolhidos para que seja cumprida a Legislação”, garantiu.

A ação se dá no mesmo dia em que a PMJP deflagra a campanha ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância das praias limpas. No caso dos comerciantes, o excesso de equipamentos que ocupam as areias é ilegal e provoca aumento do lixo no local.