Poetisa lança livro no ‘Casarão 34’, na quinta-feira

Por - em 32

Um dos atributos dos poetas é conseguir perceber o mundo, feito de mil faces, e traduzi-lo com um olhar diferente, mas preciso. Eles facilitam a radiografia dos fatos mais simples e complexos da vida. No caso particular do livro de Rita de Cássia Ramalho, ‘Universo di (verso)’, é como se uma voz conseguisse a proeza de declamar a ação de um povo. A obra será lançada nesta quinta-feira (28), no Casarão 34, a partir das 19h. O evento é promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A programação conta com sessão de autógrafos, além de apresentação musical de sax e contrabaixo, com músicos da banda Chico Corrêa. Haverá ainda espaço para leitura de poesias e uma performance poética da autora, que musicou um poema do livro.

Na orelha do livro ‘Universo di (verso)’, o professor e mestre em Lingüística, Jerônimo de Souza Vieira, ressalta que a autora possui uma poesia que “transpira, em alguns aspectos, o que de mais nato há no homem: a sexualidade, a dor, a luta, a garra, daqueles que nascem sem saber para que o fazem”, observa no texto.

Em outro trecho, Jerônimo de Souza enfatiza a riqueza de detalhes da poesia de Rita de Cássia. “Sua poesia transborda de nostalgia, de saudades, de detalhes, como se não pudéssemos viver sem essas lembranças de um tempo de outrora”, diz o texto.

Mais informações sobre o lançamento podem ser adquiridas no Casarão 34. A unidade cultural fica localizada na Praça Dom Adauto, nº 34, centro histórico da Capital. O telefone de contato é o 3218-9708, sempre em horário comercial.

Sobre a autora – Rita de Cássia Ramalho é paraibana de Catolé do Rocha. Cursou Pedagogia, Direito e Educação Musical. També fez pós-graduação nas áreas de Educação, Direito, Tecnologia e Economia. Ela atuou ainda como advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).