Ponto ‘Cem tífico’ encerra com entrega de certificados

Por - em 48

A prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) encerrou na tarde desta quinta-feira (27) a programação do Ponto ‘Cem tífico’, instalado no Ponto Cem Réis. Foram 26 dias de atividades gratuitas que incluíram a divulgação e popularização da ciência com atividades gratuitas para a população, distribuídas em palestras oficinas, workshops, cursos e fóruns de discussões. No último dia de atividades, cerca de 500 alunos receberam seus certificados após a conclusão dos cursos oferecidos pela PMJP através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).

A entrega dos certificados foi realizada pelo secretário da Secitec, Marconi Maia, que fez uma avaliação positiva do Ponto ‘Cem tífico’. “Esse ano resolvemos inovar e estender as atividades para todo o mês e foi muito bem recebida pela população. Podemos fazer isto graças ao incentivo do prefeito Luciano Agra, que acredita na popularização da ciência”, destacou.

Para o DJ Alisson Carvalho, que recebeu o certificado após a conclusão do curso de DJ, a iniciativa da PMJP em oferecer os cursos gratuitos será determinante para ele se especializar na área. “Eu já trabalho com som e eventos e estavam em busca de uma especialização, mas nem tinha conhecimento de qualquer curso na minha área. A PMJP está de parabéns pela iniciativa e estou muito satisfeito de ter concluído este curso”, revelou.

A estudante do Ensino Médio da rede municipal de ensino, Roberta Kelly, também compareceu ao último dia do Ponto ‘Cem tífico’ para garantir o certificado do curso de informática básica. “Eu sei que é muito importante a pessoa ter conhecimentos em informática e como não tinha condições de pagar um curso, fiquei muito feliz de saber que a PMJP estava oferecendo. Foi uma oportunidade muito importante”, disse.

O evento – Durante todo o mês de outubro, mais de 15 mil pessoas passaram pelas instalações do Ponto ‘Cem tífico’ e tiveram acesso a uma série de atividades. Todas as atividades abordaram o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Mudanças climáticas, desastres naturais e preservação de risco”.

Dentre as atividades mais procuradas estavam as oficinas, que garantiam o ensino técnico à população, além de oferecer certificado de conclusão. “As oficinas são um sucesso porque dá à população a possibilidade de incrementar seu conhecimento. Notamos que as pessoas estão cada vez em busca de conhecimento e de qualificação e, assim, a PMJP dá sua contribuição para a qualificação dos pessoenses e para popularizar a ciência”, afirmou Marconi Maia.

Dentre as oficinas e cursos que ofereceram certificados durante o Ponto “Cem tífico” estavam curso de rede sociais, editor de texto, planilha eletrônica, oficina de rádio, de hipertexto, linux, costura, customização, design, curso de DJ e rádio web.