População adota ‘Lagoa’ como novo espaço para caminhadas

Por - em 36

A Lagoa do Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, além de ser um dos mais belos atrativos turísticos da Capital paraibana, ganhou mais uma utilidade após a conclusão das obras de revitalização feitas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O espaço passou a ser aproveitado pela população para agradáveis caminhadas no início da manhã e nos fins de tarde.

Para o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Marcelo Cavalcanti esse resgate dos espaços públicos para a população é muito importante para a cidade. “Historicamente, a Lagoa sempre foi utilizada como ponto de encontro e restaurar esses espaços é essencial para que a comunidade volte a usufruir da beleza e convivência desse cartão postal”, ressalta Cavalcanti.

Exercícios – Nas primeiras horas do dia e após as 16hs é comum ver pessoas de todas as idades, vestidas a caráter, dando voltas ao redor do cartão postal, aproveitando o espaço verde e apreciando o espetáculo das águas da nova fonte luminosa, embalados ao som de música instrumental.

O funcionário público Pedro Alves de Oliveira, de 50 anos, corre diariamente No calçadão ao redor da Lagoa. “Já me exercitava aqui antes da reforma, mas agora ficou muito melhor. Está mais bonito e eu preciso fazer alguma atividade para manter a saúde e tirar o stress. Caminhar aqui, olhando essa beleza, acalma qualquer um”, comenta.

Já as amigas, Maria das Graças, 31 anos, e Luciana Carla, 37 anos, ambas donas de casa, adotaram a Lagoa como espaço para se exercitar há uma semana e estão gostando da troca. “Antes, caminhávamos na ponte do Rio Sanhauá, que fica perto da Ilha do Bispo, onde moramos. Semana passada agente veio pra cá, e agora estamos caminhando todos os dias ao redor da Lagoa que tá linda”, declara Luciana.

Revitalização – Desde 2009, a Lagoa do Parque Sólon de Lucena vem sendo recuperada e revitalizada. Dentre as intervenções feitas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão à retirada das bancadas de areia formadas pelo acúmulo de resíduos; os serviços de alvenaria nas bordas da lagoa; recuperação do gramado no seu entorno; paisagismo com a instalação de canteiros de flores; recuperação do calçadão; identificação e fechamento dos condutores de esgoto irregulares das galerias de drenagem pluvial, além do serviço de limpeza e manutenção, que são realizados constantemente.

A última grande intervenção no espaço, foi à inauguração da fonte luminosa, em outubro do ano passado, que teve investimento superior a R$ 1,4 mi. Com jatos de água sincronizados e música, a fonte luminosa é um espetáculo diário que atrae pessoenses e turistas.