População aponta prioridades para investimentos do Governo Municipal

Por - em 44

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promoveu na noite desta quinta-feira (28) a terceira reunião regional do Orçamento Democrático para a população da quarta região. O evento aconteceu no ginásio poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho, no Valentina Figueiredo. Aproximadamente 500 pessoas se reuniram com a gestão municipal para discutir e elaborar o orçamento público, definindo as prioridades da região para as peças orçamentárias (LDO e LOA) de 2009. A população local apontou como áreas prioritárias para investimentos da Prefeitura de João Pessoa a saúde (24%), educação (14%) e infra-estrutura (13,5%).

Entre as principais obras que já foram efetuadas pelo Governo Municipal nos bairros que compõem a quarta estão a reforma do Mercado Público do Valentina Figueiredo, implantação de telecentros, recuperação do ginásio Odilon Ribeiro Coutinho, construção de dois Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e de uma Unidade de Saúde da Família

A coordenadora do Orçamento, Sandra Marrocos, fez um breve relato das ações promovidas nos bairros e comunidades que compõem a região e explicou como será realizado o ciclo orçamentário este ano, que vai contar com quatro etapas. “Neste terceiro ano que marca a implantação da democratização da gestão em nossa cidade podemos perceber que o Orçamento Democrático está consolidado em João Pessoa”, afirmou.

Responsabilidade – “Esta gestão chamou para si a responsabilidade de discutir com a população o orçamento público do município, algo que antes era feito dentro de quatro paredes”, disse o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) para uma platéia atenta e participativa.

O prefeito frisou a importância da participação popular nas plenárias do Orçamento Democrático e falou das inúmeras obras, ações e serviços que vem sendo realizados na cidade, grande parte deles com recursos próprios. “O dinheiro público hoje é transformado em creches, em escolas, em PSFs, em ruas calçadas, entre outras intervenções que estamos fazendo por toda esta cidade. É importante saber que 90% desta verba pública que está sendo aplicada segue a lógica das plenárias de cada região”, afirmou.

Durante as reuniões regionais, as pessoas podem encaminhar suas reivindicações e estabelecer um diálogo direto com o prefeito e com os/as secretário/as municipais.

Lindaura Carneiro de Sá, moradora do Valentina, falou da importância que é a população estar consciente de seus direitos. “A Prefeitura vem aqui nesta noite conhecer de perto as nossas necessidades e por isto temos que participar cada vez mais do Orçamento Democrático”, disse.

Fazem parte da quarta região os bairros de Paratibe, Valentina, Mussumago, Planalto Boa Esperança, Gramame, Barra de Gramame, Engenho Velho, Loteamento Parque do Sol, Condomínio Independência I e II, Frei Damião, Santa Bárbara, Acampamento Jorge Luis, Condomínio Amizade e Condomínio Liberdade, e as comunidades Cidadania, Rabo da Gata, Loteamento Monte das Oliveiras, Loteamento Girassol, Loteamento Nova Mangabeira, Loteamento Cidade Maravilhosa, Loteamento Cidade Verde, Conjunto Karina e Conjunto Sonho Meu.