População da Capital ganha unidade de ensino infantil no Valentina

Por - em 20

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugurou, nesta segunda-feira (16), a 42ª unidade educacional direcionada para o público infantil. O Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) Santa Bárbara, instalado no Valentina, foi entregue à população em uma cerimônia festiva, na presença de pais, educadores e autoridades. A instituição de ensino vai atender 125 crianças de dois a cinco anos de idade.

“Desde que o meu filho nasceu sempre o deixei com minha mãe, pois não tinha condições financeiras para colocá-lo em uma creche. Hoje, me sinto aliviada e contente, pois além de ter conseguido a vaga para Otoniel vou dar descanso a avó dele, que já está na terceira idade”, comemorou a agente administrativo, Carla Patrícia.

Na obra, a Prefeitura de João Pessoa investiu o total de R$ 1.695.651,00 oriundos de recursos próprios. “É com muita honra que o governo municipal investe este montante em educação. É aqui onde temos as melhores recordações da nossa infância. Este equipamento está sendo entregue para formar cidadãos. A equipe educacional foi capacitada para acolher os filhos de vocês, mas cada um deve fazer a sua parte, cuidando do equipamento”, disse o prefeito Luciano Agra.

A secretária de Educação, Ariane Sá, lembrou em seu pronunciamento que este Crei foi uma reivindicação da comunidade, que já conta com outras três unidades. “É com orgulho que atendemos ao Valentina, área onde há uma expressiva demanda de crianças. Vamos avisar às famílias que ainda restam vagas para a meninada de dois, três e quatro anos”, disse Ariane.

Para a gestora do Crei, Michele Justino, o momento agora é de trabalho e de dedicação, já que o empreendimento tem estrutura de qualidade e corpo docente capacitado. “Vamos dar o nosso melhor, para uniformizar o atendimento na rede e, ainda, alcançarmos o índice de excelência recebendo o selo de Crei Nota 10”, observou.

Estrutura – Em uma área construída de 441 m², o Crei é composto por cinco amplas salas de aula; salas de leitura e de repouso; sala dos professores; secretaria; diretoria; espaço coberto e outro descoberto para o recreio; refeitório; cozinha; dispensa; depósito de material de limpeza; área de serviço; guarda colchões; banheiro infantil para alunos e banheiros masculino e feminino para funcionários.

Funcionamento – Os Creis funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma equipe multiprofissional composta por coordenador, professores, monitores, técnico especialista em pedagogia, cozinheiras, auxiliares de cozinha e de limpeza, lavadeiras e vigilantes. Cada centro desenvolve seus próprios projetos e ações, mas no final todos têm o mesmo foco.

Investimento – Atualmente, 18 unidades de educação, entre escolas e Creis, passam por ampliação e reforma. Na próxima semana serão inauguradas duas novas instituições de ensino, sendo um Crei, no Conjunto Nova República, e uma escola no bairro das Indústrias.

Nova Mangabeira – Após a inauguração do Crei, o prefeito percorreu a Rua Sibipiruna, principal via do loteamento Nova Mangabeira, que foi pavimentada, recebeu ciclovia e deve ser inaugurada em breve. Trata-se de uma reivindicação antiga dos moradores daquela área.