População de Mangabeira participa de oficinas do ‘Circo Digital’ da PMJP

Por - em 29

“Já aprendi a entrar no computador e ver o Orkut, pois antes eu não sabia muito e só tinha vontade. Estou gostando e venho aqui todo dia”, disse Dalmárcia Neves Dantas, 42 anos, contando ainda que já acessou o site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e gostou muito das fotos da cidade. A dona de casa está matriculada na Oficina de Redes Sociais, no período da manhã, oferecida do projeto Circo Digital, da PMJP, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), em Mangabeira, até a próxima sexta-feira (9).

No Circo, montado na rua Luiz Alberto M. Coutinho, em Mangabeira VII, próximo ao ginásio Hermes Taurino, estão sendo oferecidas oficinas na área de informática, telefonia, produção musical, corte e costura, artesanato e arte circense. Além das capacitações, a população também tem acesso livre à internet e Espaço Beleza.

Segundo a coordenadora pedagógica das Estações Digitais, Dinah Lira, a procura pelos cursos oferecidos na Estação Digital tem sido grande. “Aqui temos Rede Sociais, Editor de Texto, Planilha Eletrônica e Design Gráfico”, afirmou.

Estação da Moda – Outras oficinas muito procuradas são as do Espaço Estação da Moda, especialmente a de Costura e Customização de Camisetas. Segundo a instrutora, Apolônia Maia, a oficina tem a duração de três dias e as primeiras alunas inscritas já concluíram. “O primeiro dia é para aprender a operar as máquinas, no segundo elas vão riscar, cortar e produzir a camiseta e no terceiro dia vão customizar, valorizar a peça”, explicou.

A dona de casa Luciene Manoel da Silva, 27 anos, faz parte de uma segunda turma, do horário da manhã, da Oficina de Costura e Customização de Camisetas que conclui nesta segunda-feira (5) e já faz planos. “Aprendi a fechar camisa, fazer a gola e muitas outras coisas. Pretendo fazer camisas em casa e ver se ganho dinheiro com meu trabalho”, revelou, acrescentando que também está inscrita na Oficina de Artesanato, oferecida no Espaço Profissionalizante. “Aprendi fazer pulseira, brincos, colares. Pretendo fazer e vender, principalmente os brincos e colares”, disse.

Ainda no Espaço Profissionalizante, outra oficina é a de Manutenção de Celular.  De acordo com o instrutor Alexandre Henrique, as aulas primam pela prática e quando terminam a oficina, os alunos estão preparados para trabalhar. “Aqui é um curso avançado, como pouca teoria e muita prática”, afirmou.

Bruno Guimarães, 18 anos, falou que se inscreveu na Oficina de Manutenção de Celular, pois pretende trabalhar na área. “Fiz a inscrição por curiosidade, pois já quebrei celular tentando abrir. Vi que tenho que aprender um pouco mais, pois pretendo trabalhar com isso. Estou gostando do curso”, avaliou.

Certificado – Todas as atividades desenvolvidas no Circo Digital são gratuitas e os participantes receberão certificado no último dia do evento. O Circo conta com o trabalho de 20 instrutores, além de quatro coordenadores pedagógicos da Estação Digital. No próximo ano, o projeto será montado nos bairros de Valentina Figueiredo, Cruz das Armas e Mandacaru.

Serviço:

Confira as oficinas do Circo Digital

Espaço Estação Digital

Oficina de Design Gráfico – (8h-9h) / 13h-14h)

Oficina de Redes Sociais – (9h-10h/ 14h-15h)

Oficina de Editor de Texto – (10h-11h/ 15h-16h)

Oficina de Planilha Eletrônica – (11h-12h/16h-17h)

Acesso livre à internet – (12h-13h)

Espaço Casa Brasil

Curso de DJ e Produção Musical (9h-11h/15h-17h)

Estação Kids (8h-17h)

Espaço Estação da Moda

Curso de Costura e Customização de Camisetas

Espaço Beleza

Espaço profissionalizante

Oficina de Artesanato

Oficina de Manutenção de Celular

Oficina de Arte Circense – em parceria com Centro Cultural Piollin