População e conselheiros do OD se unem em ações de educação e cidadania

Por - em 114

Moradores do Bessa e conselheiros do Orçamento Democrático (OD) promoveram uma ação de conscientização na Praça do Caju. Cerca de 30 pessoas fizeram, durante este final de semana, uma ação de limpeza para retirar resíduos deixados pela população em canteiros e outros espaços da praça. A ação contou com o apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Além da limpeza do espaço, o mutirão de recuperação da Praça do Caju incluiu o plantio de quatro cajueiros e de mais 12 palmeiras indianas. A ação foi articulada entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, e a Emlur, juntamente com os conselheiros do orçamento e a população.

A articuladora da 1ª região do Orçamento Democrático, Edilete Bezerra, ressaltou que ações como esta têm o objetivo de despertar o senso de co-responsabilidade dos moradores em relação à preservação de logradouros. Segundo ela, a ideia da ação de limpeza na Praça do Caju surgiu a partir de um diálogo entre os conselheiros do Orçamento Democrático Edileuza Lourenço, Maria da Penha Carvalho e Manoel de Lima e os moradores – e a prefeitura entrou como parceria.

“No local, encontramos copos descartáveis, cigarros, papéis, plásticos, entre outros materiais. Por mais que a limpeza urbana seja garantida, as pessoas insistem em jogar lixo no chão. Esperamos é que com essa ação as pessoas se conscientizem e respeitem o espaço público”, disse.

Ação na Chatuba – Na próxima quarta-feira (1º), os conselheiros da 1ª região realizam uma ação de sensibilização dos moradores do Bairro São José e Chatuba sobre a preservação do meio ambiente, principalmente, do Rio Jaguaribe.

A partir das 7h30, conselheiros integrados a profissionais da Unidade de Saúde da Família Chatuba, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Emlur e a Secretaria de Educação (Sedec), vão pintar a ponte que liga Manaíra às duas comunidades. A ação, que envolve noções de educação e cidadania, contará com cerca de 50 alunos da Escola Municipal Nazinha Barbosa.