População participa ativamente de reunião orçamentária, no Funcionários II

Por - em 19

A participação popular foi marcante durante a realização da sétima reunião regional do Orçamento Democrático, que aconteceu na noite desta segunda-feira (10) na Escola Municipal Moema Tinoco, no bairro dos Funcionários II. Primeira etapa do ciclo de debates sobre o orçamento público, as reuniões regionais são o momento da população das 14 regiões indicarem ao Governo Municipal as prioridades que devem ser inseridas na lei orçamentária.

Cerca de 700 pessoas compareceram à atividade e apontaram como prioridades ações nas áreas de saúde, geração de emprego e renda e infra-estrutura. O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e secretários municipais estiveram atentos às reivindicações populares e responderam as principais indagações do povo.

Todo o ciclo do Orçamento Democrático deste ano foi apresentado para a população da 5º região pela coordenadora Sandra Marrocos, que também divulgou as prioridades elencadas nos anos anteriores e as ações realizadas na localidade de acordo com estas indicações. “Neste quarto ano da implantação da democracia participativa em nosso município, a população é o sujeito principal deste processo porque a Prefeitura Municipal decidiu ouvir vocês na construção das políticas públicas municipais”, afirmou a coordenadora.

A 5º região foi contemplada com obras de pavimentação de ruas e serviços de drenagem, implantação de saneamento ambiental e urbanização, instalação de estações digitais, construção do Centro de Referencia em Educação Infantil (Crei), construção de escola municipal e de duas Unidades de Saúde da Família, uma delas inaugurada no bairro do Ernani Sátiro nesta segunda-feira (10).

“Durante muito tempo o dinheiro público não teve retorno para o povo e por isto percebemos as reivindicações da população acumuladas durante todo este tempo, algumas por mais de 20 anos. É por isto que esta gestão municipal está correndo muito e tendo a consciência que muita coisa ainda precisa ser feita”, lembrou o prefeito Ricardo Coutinho. Para ele, o Orçamento Democrático significa a possibilidade concreta para a população e para o governo da compreensão da cidade como um todo e que o caminho trilhado deve ser o do respeito mútuo, construção coletiva e do poder para o povo.

Fazem parte da 5º região os bairros do José Américo, Jardim Laranjeiras, Conjunto da FAC, Loteamento Santa Verônica, Quadramares, Mãe Bienga, Cuia, Geisel – Boa Vista, Nova República, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora do Rosário, Ernani Sátiro, Comunidade Canaã, Costa e Silva, Nova Vida, Taipa, Comunidade da Gauchinha I e II, Vila da Palha, Vila da Paz, Grotão, Bananeiras, Arame, Loteamento Presidente Médici, Colinas do Sul, João Paulo II, Loteamento Morada Nova, Jardim Santana, Loteamentos Jardim Parise, Parque da Jaqueira I e II e Jardim das Oliveiras, Água Fria, Cidade dos Colibris , Colibris I e II, Funcionários II, III, IV – Maria de Nazaré, Condomínio Fraternidade, Esplanada I e II, Nova Trindade III e mais recentemente o Condomínio Residencial Gervásio Maia.