População ressalta importância do pagamento de tributos para melhorias na cidade

Por - em 67

A arrecadação de impostos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) corresponde a 30% da receita do Município. Em respeito ao contribuinte, a PMJP promoveu um café da manhã nesta sexta-feira (25) para quem foi quitar seus débitos nos postos de atendimento da Secretaria da Receita (Serem), em comemoração ao Dia Nacional do Contribuinte. De acordo com o secretário da pasta, Edinaldo Ribeiro, é o cidadão, ao pagar seus impostos, que financia as obras públicas e possibilita o desenvolvimento da cidade.

A servidora da PMJP, Mônica Cunha ficou surpreendida com o café da manhã e aprovou a iniciativa da Serem. “Eu vim pagar a última parcela do meu IPTU e fico feliz em ver que o dinheiro da população está sendo investido de maneira correta”. Já o construtor Normando Mendes, que foi quitar valores do ISS de alguns funcionários, disse que busca cumprir com seu papel de contribuinte da maneira certa, pagando seus tributos em dia.

A aposentada Jessina Martins destacou a qualidade do atendimento ao contribuinte, também como forma de respeito. “Aqui temos um atendimento rápido, diferente dos bancos, inclusive com guichês prioritários, para pessoas idosas. Além disso, é um ambiente confortável”, disse. Ela foi regularizar seus débitos de IPTU. “Eu vim fazer minha parte para que a PMJP possa fazer a dela”, frisou.

Pagamento facilitado – O secretário destaca que a PMJP tem um cuidado em atender bem o cidadão e possibilitar que ele possa pagar seus tributos de maneira facilitada. “A arrecadação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) garante uma grande quantidade de recursos no início de cada ano para que possamos cumprir com nossa programação de ações. Para isso oferecemos um desconto de 15% em cota única ou o parcelamento em até dez vezes”.

Edinaldo Ribeiro diz que o desconto tem grande aceitação da população, já que em torno de 80% dos valores previstos na arrecadação dos tributos são pagos em cota única. Outros tributos com grande impacto na arrecadação são o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Arrecadação – No acumulado de janeiro a abril deste ano foram arrecadados R$ 115.730.858, o que corresponde a um crescimento de 22,44% sobre o mesmo período do ano passado, superando as expectativas em 14,89%. “Temos verificado que o contribuinte está mais adimplente nos últimos anos e isto deve ser reflexo da compreensão que os valores pagos estão sendo bem investidos pela gestão”, frisou Edinaldo Ribeiro.