Portal Janela Cultural é lançado na Capital, nesta quarta-feira

Por - em 18

O mais novo espaço virtual de divulgação da cultura paraibana será apresentado ao público nesta quarta-feira (17), a partir das 19h, na Unidade Cultural Casarão 34. Trata-se do portal www.janelacultural.com, produzido pela Eliro Produções e desenvolvido pela GNC Comunicação, que faz parte do projeto Enciclopédia Virtual da Cultura Paraibana, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil.

A solenidade de lançamento deste novo elemento de difusão cultural tem apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e vai contar com a projeção da página, apresentando os primeiros conteúdos produzidos, além da exibição do curta metragem ‘Brincantes Visionários’ e fotos still dos filmes ‘Sanhauá’, ‘Bincantes Visionários’ e ‘Zé Ramalho – O Herdeiro de Avohai’, todos com direção de Elinaldo Rodrigues. O still foi produzido pelo fotógrafo Gustavo Moura.

Além do catálogo de artistas e grupos paraibanos, o portal tem agenda e noticiário cultural, espaço literário, reportagens especiais, galeria de exposição virtual, loja virtual, prestação de serviços e assessoria técnico-artística, divulgação de mecanismos de incentivo cultural, galeria de arte e participação de colunistas e colaboradores.

Dentre outras possibilidades, o portal funcionará como instrumento de difusão e fonte de pesquisa sobre a diversidade cultural paraibana, tendo como público alvo pesquisadores, jornalistas, artistas ou qualquer pessoa interessada. O portal atua também como elemento de contribuição para a canalização dos bens e serviços culturais ao mercado consumidor de produtos do gênero.

O jornalista e documentarista Elinaldo Rodrigues, coordenador do projeto, destacou a função desse importante elemento de difusão das expressões culturais da Paraíba. “Em pleno século XXI, em meio ao avanço tecnológico dos meios de comunicação, esse ainda é um dos grandes desafios do estado e do país: conhecer a nossa realidade”.

Enciclopédia Virtual da Cultura Paraibana – O projeto tem como base um banco de dados constituído a partir da atualização do livro “A Arte e os Artistas da Paraíba” (editora UFPB, 2001), escrito por Elinaldo Rodrigues. Do livro derivou-se um catálogo, transformado em uma das seções do site, que já conta com mais de 500 perfis de artistas, grupos folclóricos e parafolclóricos, expressões das artes contemporâneas, bem como entidades ligadas aos mais diversos gêneros artísticos em atuação no Estado, a exemplo das artes plásticas, cinema, vídeo, dança, design, fotografia, humor, literatura, música, teatro e folclore. A proposta é completamente interativa, de forma que os próprios artistas poderão se cadastrar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 9950-3271 e 8713-1956.