PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Posto da Guarda Municipal oferece mais segurança para os moradores

Por - em 1004

Max Oliveira

postodagurdamunicipal_bancarios_fotogilberto-firmino-1Com atribuições para atuar na segurança preventiva 24h por dia, além de promover a cidadania, o Núcleo de Convivência e Mediação de Conflitos, da Guarda Municipal de João Pessoa, que funciona na Praça da Paz, nos Bancários, vem contribuindo para fomentar a cultura de paz no bairro.

O equipamento foi inaugurado há pouco menos de um mês, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e já desempenha papel importante no cotidiano dos moradores. É o caso da dona de casa, Vera Vieira, 52 anos, moradora dos Bancários há mais de uma década.

“Minha filha, que chega tarde do trabalho, já foi assaltada aqui na praça. Era motivo de preocupação constante. Mas, hoje, fico mais tranquila, porque tem os guardas fazendo ronda e auxiliando os moradores”, afirma.

personagem-entrevistadadejornalista-maxoliveira_euicemaeveravieira_bancarios_fotogilbertofirmino-19O Núcleo funciona com efetivo de 12 guardas municipais, divididos por turnos. Além de contar também com o apoio de três motos e duas viaturas, que fazem a cobertura na Praça da Paz e nas imediações dos Bancários.

“A sensação de segurança é bem maior”, revela a também dona de casa, Eunice Maria, 65 anos, que costuma frequentar a Praça da Paz para fazer atividades de promoção à saúde. “Inclusive, a gente percebe que a atuação dos guardas inibe a aproximação de marginais”, afirma.

O projeto trabalha ainda nas escolas, realizando ciclos de construção de paz e atividades pedagógicas como teatro de fantoches e a Guarda Mirim. Iniciado nos Bancários, o projeto deve se estender a outros bairros da Capital.