Postos de Saúde registram grande procura pela vacina contra H1N1

Por - em 21

Tem sido grande a procura pela vacina contra a Gripe H1N1 nas unidades de saúde da Capital desde que a imunização foi liberada para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. No Centro de Referência e Imunização, antigo Lactário da Torre, pessoas de bairros distantes e até de outras cidades têm procurado a vacina, aumentando bastante o movimento.

“Temos vacinas suficientes para todos, mas lembramos que as pessoas podem procurar as unidades de saúde mais próximas de suas casas”, afirmou a coordenadora de Imunização da Torre, Zélia Nunes. Segundo ela, todas as unidades de saúde do município dispõem da vacina, que estará disponível até o dia 21 de maio.

Diariamente, cerca de 100 pessoas têm procurado pela imunização na Unidade de Saúde da Família do Alto do Céu Integrado. De acordo com uma das apoiadoras da Unidade, Ângela Menezes, mesmo com a grande procura, o ambiente está tranquilo. “Nossa maior questão no momento são as pessoas que não se enquadram no grupo prioritário e que procuram pela vacina”, explicou Ângela.

“Temos feito um trabalho de conscientização com a população, para que possam entender os motivos do Ministério da Saúde na escolha dos grupos prioritários, além disso, realizamos um trabalho para esclarecer a população sobre as formas de prevenção da H1N1”, finalizou a apoiadora.

Os grupos definidos pelo Ministério da Saúde são: gestantes; crianças de seis meses a 2 anos (essas precisam de uma segunda dose 30 dias após a primeira); doentes crônicos; adultos com idades entre 20 e 39 anos e idosos com mais de 60 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, essa população foi escolhida por se enquadrar no grupo que mais apresentou casos em 2009.

Dia D – No próximo sábado (10), no Dia D de vacinação para H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde estará com postos extras no Busto de Tamandaré (das 17h às 22h), Feirinha de Tambaú (das 17h às 22h) e Ponto de Cem Réis (das 9h às 16h), além dos postos nos Centros de Atenção Integral à Saúde de Jaguaribe, Cruz das Armas, Cristo e Mangabeira; Shopping Sul, Shopping Tambiá, Unidade Médica das Praias e Hiperbompreço.