Postos de vacinação contra H1N1 são instalados em universidades

Por - em 23

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está instalando postos volantes para a vacinação contra a Gripe H1N1 nas maiores universidades da Capital, com o objetivo de atingir a faixa etária de 20 a 29 anos. Nesta segunda e terça-feira (5 e 6), as unidades volantes estão no Unipê; na quarta e quinta-feira (7 e 8) na Facene e nos dias 12 e 13 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

A coordenadora da Seção da Imunização, Chiara Dantas, disse que ainda está sendo definida uma data para a UFPB. “Assim que conseguirmos agendar com a Universidade Federal iremos informar à população acadêmica. Às vezes, os alunos passam o dia na faculdade e não encontram tempo para procurar uma unidade de saúde”, disse Chiara, esclarecendo a importância dessas unidades volantes nas universidades.

No próximo sábado (10), Dia D de vacinação para H1N1, a SMS estará com postos extras no Busto de Tamandaré (das 17h às 22h), Feirinha de Tambaú (das 17h às 22h) e Ponto de Cem Réis (das 9h às 16h). Haverá ainda postos nos Centros de Atenção Integral à Saúde de Jaguaribe, Cruz das Armas, Cristo e Mangabeira; Shopping Sul, Shopping Tambiá, Unidade Médica das Praias e Hiperbompreço.

A vacinação contra a Gripe H1N1 está liberada para todos que se enquadram em um dos oito grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Profissionais de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, incluindo os idosos, e adultos entre 20 e 39 anos que ainda não se vacinaram podem procurar qualquer uma das unidades de saúde e receber a imunização.

De acordo com Chiara Dantas, não há motivos para preocupação. “A campanha se estende até dia 21 de maio e mesmo aqueles que fazem parte da categoria incluída no esquema de vacinação, e que não foram imunizados, podem procurar uma das unidades de saúde e receber a dose da vacina”, esclarece.