Postos volantes vacinam idosos contra a gripe em João Pessoa

Por - em 34

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está montando postos volantes em prédios e locais de grande circulação de pessoas, a fim de imunizar contra o vírus da gripe os idosos que moram na Capital e ainda não foram vacinados. A campanha foi iniciada no último dia 26 e o objetivo é diminuir o número de casos, complicações e óbitos causados pela doença em todo o País.

O Ministério da Saúde (MS) quer vacinar pelo menos 80% da população idosa nacional. Na Capital paraibana há 55.600 pessoas com 60 anos ou mais de idade e, até esta quarta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia aplicado 23.913 vacinas, restando pouco mais de 20 mil para alcançar a meta proposta.

Nesta quarta-feira, equipes da SMS estiveram na Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo Dede), no Bairro dos Estados, e nos tribunais de Justiça, do Trabalho e de Contas. A enfermeira Lúcia Drieskens, que coordenou a equipe da Vila Olímpica, disse que as chuvas recentes sobre a cidade fizeram muita gente desistir de sair de casa. Mesmo assim, até às 10h, 30 vacinas haviam sido aplicadas. “Escolhemos o local por ser bastante freqüentando pelo pessoal da terceira idade, que aproveita para fazer caminhadas e hidroginástica”, disse.

Depoimentos – Para a aposentada Enilza dos Santos Araújo, 78 anos, moradora do bairro Brisamar, as chuvas não foram problema. “Eu estava agoniada para me vacinar. Fraturei a perna há sete meses e só agora estou voltando a andar. Eu pedi à minha filha pelo amor de Deus que me trouxesse para eu não perder a vacina. Isso (a chuva) para mim não é nada. Adoro sair na chuva e tomo a vacina desde que ela apareceu”, disse bem humorada.

Já dona Lúcia Leal Fernandes, 62, que mora no 13 de Maio, disse que tomou a vacina pela terceira vez. “Não perco jamais. Nunca tive reação à vacina e estou há uns dois anos sem pegar nenhuma gripe”, garantiu.

Locais de vacinação – A coordenadora do setor de Imunização da SMS, Josânia Firmo, disse que 180 unidades de saúde em vários bairros da cidade estão oferecendo a vacina contra a gripe na cidade. Além dessas, nesta quinta-feira (8) haverá postos volantes nos tribunais de Justiça e do Trabalho e na Praça da Paz (Bancários), das 7h às 17h.

Equipes da SMS também estão vacinando idosos em suas residências, pessoas sem condições de se deslocarem aos postos volantes. Para solicitar o serviço, o idoso ou responsável deve ligar para o telefone 3211-6740. A SMS está agendando a montagem de postos nos grandes supermercados da Capital, onde também circulam muitos idosos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Idosos, iniciada no dia 26 de abril, deve ser prorrogada até a próxima semana. Este ano – com o slogan ‘Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se’ – o evento chega à décima edição com a meta de vacinar 10% a mais de pessoas do que nos anos anteriores (até a edição passada, a meta era atingir 70% da população com 60 anos ou mais).