Potencialidades da Capital são divulgadas durante Salão de Turismo

Por - em 39

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Secretaria de Turismo (Setur), vai está presente no 6º Salão de Turismo – Roteiro do Brasil, que tem início nesta quarta-feira (13), em São Paulo. Até o próximo domingo (17), a equipe da Paraíba estará divulgando as praias e as manifestações culturais e gastronômicas de João Pessoa para os principais operadores de turismo do País.

No estande da Setur, o visitante terá oportunidade de conhecer a cidade de João Pessoa, terceira cidade mais antiga do Brasil (425 anos) e destino indutor para todos os roteiros turísticos aprovados pelo Ministério do Turismo (MTur). Além disso, as pessoas vão poder degustar as deliciosas tapiocas, que são feitas na hora por um profissional.

Com relação aos roteiros que serão divulgados, destacam-se o ‘Entre Rios e Mar – Séculos de Cultura’, que é integrado por João Pessoa e pelas cidades do Conde (Litoral Sul) e Cabedelo (Litoral Norte).

Na oportunidade, o secretário de Turismo da Capital, Francisco Linhares, participara da reunião da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), nos 65 destinos indutores. Na ocasião, também serão discutidas as novas orientações para atualização do inventário turístico, que a partir do próximo mês já começa a ser elaborado.

Salão do Turismo – O evento é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios.

Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras, e conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos; Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem); Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia); Núcleo de Conhecimento; Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro); Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

João Pessoa – Com cerca 24 quilômetros de orla, a Capital Paraibana se destaca por abrigar o ponto mais oriental das Américas, que fica na praia do Seixas. Próximo ao local, funciona a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte, que teve sua estrutura física idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

No Centro da cidade, monumentos históricos formam o Conjunto Barroco considerado um dos mais bonitos do País, com o Convento São Francisco, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Pedro Gonçalves, onde foi constatada recentemente, após sua restauração, a existência da cidadela.