Praça da Independência recebe espetáculo que mostra a importância da preservação do Rio Gramame

Por Rômulo Teodorico - em 289

Mostrar a importância da preservação do Rio Gramame é um dos objetivos do espetáculo ‘Guara-Mano’, do grupo Mutuca, que se apresenta neste domingo (15), na Praça da Independência. A programação faz parte do projeto AnimaCentro e tem início às 16h. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A entrada é gratuita.

Com três contadores de histórias que se desdobram em vários personagens e um músico construindo a trilha sonora desta aventura, ‘Guara-mamo’ remonta contos e causos dos mestres e mestras do Vale do Gramame, numa mescla de poesia, circo, teatro, música e muita imaginação. São quatro histórias que chamam atenção pelo seu criativo enredo, pela emoção de cada uma e pelos seus desfechos surpreendentes.

O espetáculo tem diversos personagens, tanto reais, das comunidades rurais da Grande João Pessoa, como personagens do imaginário popular. Entre eles, Branca Dias, Velho de Branco e a Velha da Cacimba.

O diretor do espetáculo, Walter Olivério, mostra o diferencial do espetáculo. “Neste trabalho nós utilizamos de técnicas de circo, teatro e dança para dar ainda mais brilho a nossas histórias, além de trazer um espetáculo que é fruto de uma pesquisa de dois anos nas comunidades ribeirinhas do Rio Gramame”, contou Walter.

Walter ainda destacou a importância do projeto AnimaCentro para a cidade de João Pessoa. “Essa iniciativa é importantíssima para a cena cultural da cidade. Se não fosse esse projeto, provavelmente os artistas locais estariam sem se apresentar, sem se ver e ser visto. São ações como essa que nos permitem permanecer criando e mostrando ao povo pessoense que há artista circense e teatral em João Pessoa”, disse.

AnimaCentro – O Centro Histórico da Capital ganhou destaque na gestão. Eleita pela Unesco como Cidade Criativa, João Pessoa conta com uma programação permanente de ocupação cultural do Centro Histórico, o AnimaCentro. Este é o maior projeto de intervenção cultural já realizado, unindo, revitalização e dando sentido à ocupação da área central da Capital.

Serviço:

Apresentação do espetáculo ‘Guara-Mano’

Data: domingo (15)

Horário: 16h

Local: Praça da Independência

Entrada gratuita

Classificação Livre