Praça da Paz passa por reparos e população aprova melhorias

Por - em 25

Os moradores do bairro dos Bancários e adjacências estão comemorando os trabalhos de manutenção realizados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na Praça da Paz. O local foi inaugurado em 2006 e necessitava de reparos por conta da ação do tempo e do uso contínuo da população. Espaços como as calçadas, quadras, pista de skate, playground e o anfiteatro, estão sendo restaurados para atender melhor os usuários do local.

“Foi uma alegria quando cheguei aqui e vi os homens trabalhando”, comemorou a nutricionista Fabíola Nóbrega, moradora do Conjunto Cidade Universitária. Mãe de dois filhos com 12 e 10 anos, ela afirma que a Praça da Paz é a opção das crianças nos finais de semana. “Nem sempre temos dinheiro para um cinema ou um parque, então trago meus filhos para cá e eles se divertem”, enfatiza.

Apesar dos equipamentos da praça ser, em sua maioria, voltados para o público infantil, os adultos também são beneficiados. O funcionário público Antônio Vicente de Souza é morados dos Bancários há dez anos. Ele afirma que costuma caminhar ao redor do equipamento e ressaltou a necessidade da intervenção no lugar. “Já há muitos buracos na pista e a marcação da distância está apagada. Acredito que essa reforma devolverá a vitalidade da Praça da Paz”.

Equipe – A equipe de manutenção é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e conta com o trabalho de 20 homens que estão fazendo um levantamento das ações necessárias na Praça. “É um trabalho que está apenas começando, mas que irá devolver o espaço adequado para a população”, explicou o secretário Lucius Fabiani. Ele destacou que a preservação do lugar precisa da participação dos moradores. “É muito importante que as pessoas tenham consciência de que a área pública é um patrimônio de todos”, destaca.

Reparos – Até agora, a equipe começou a remover as placas de concreto da pista de cooper que estavam danificadas e serão reconstruídas. Outras serão restauradas por apresentarem poucos danos, do mesmo modo que ocorrerá com os bancos. Os brinquedos do parque infantil foram retirados e estão sendo consertados e pintados. O anfiteatro, a biblioteca do Sesi e a quadra de skate estão em bom estado e receberão apenas pintura. Nas quadras de esporte, os alambrados serão substituídos e a iluminação de toda a Praça será revisada.

Jardinagem – Em relação ao serviço de jardinagem, uma equipe da Divisão de Paisagismo (Dipai) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) promoveu os trabalhos na Praça da Paz na última semana. Foram realizadas podas nas árvores e na grama, promovida a retirada de folhas e galhos secos e algumas áreas foram adubadas visando a renovação da beleza das plantas no local.