Praça Rio Branco sedia Festival de Violeiros nesta sexta-feira

Por - em 34

A poesia popular entra em cena nesta sexta-feira (21), a partir do meio dia, na Praça Rio Branco, no centro Histórico da Capital, com o ‘Festival de Violeiros’, que vai integrar o Circuito Cultural das Praças. O projeto, coordenado pelo poeta e repentista Severino Paulo, é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O ‘Festival de Violeiros’ reúne grandes nomes da poesia popular nordestina como Expedito Sales Marivaldo dos Anjos, Otacílio Soares, Manoel Alves, João Paulo Sobrinho, Biu Salvino, Jorge do Nascimento. Também estão confirmadas as participações de José Ismael, Antonio Batista, José Antonio Paraibano, Zezinho da Borborema e Armando Avelino, que é popularmente conhecido pelo epíteto ‘Curió de Bela Rosa’.

O chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope Pablo Honorato ressalta a importância do evento, pela participação dos poetas e pela amplitude da iniciativa. “Entendemos que um festival de violeiros se apresenta como uma possibilidade de o público visualizar a diversidade que a cantoria representa e sua importância. Houve também a preocupação com a diversidade de expressões da cantoria, de modo que violeiros de Pedras de Fogo, Itabaiana, Pirpirituba, Ingá dentre outros, pudessem ter espaço dentro do festival. Também contaremos com a presença da dupla de emboladores Zezinho da Borborema e Curió de Bela Rosa, que certamente farão uma participação brilhante”.

Sobre a parceria do poder público com os poetas, Pablo Honorato revelou. “O projeto foi apresentado por Severino Paulo, presidente da Associação dos Violeiros, à Funjope e, por entendermos que há necessidade de amparo à vasta produção por parte desse segmento no âmbito da cultura popular do Estado, a idéia foi encaixada dentro do Circuito das Praças”.