Praças de João Pessoa recebem 27 atrações neste final de semana

Por - em 58

Espetáculos de dança, além de cultura popular, literatura e shows de rock estarão na programação do Circuito Cultural das Praças desta sexta-feira (11). As apresentações terão inicio às 17h, 18h, 19h e 22h, dependendo da localidade. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que traz nessa edição do projeto artistas e grupos convidados, além daqueles selecionados em edital público.

Incluindo o sábado (12), o Circuito Cultural das Praças deste final de semana levará ao público pessoense 27 atrações. A nova temporada do projeto começou em 9 de setembro deste ano e vai se estender até março de 2012. Isso corresponde a 432 apresentações. Elas foram selecionadas via edital público, que recebeu propostas das áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança.

Bairro dos Ipês – O grupo de dança Looney Tunes Crew vai levar o hip hop à Praça Coriolano Coutinho, às 17h. O trabalho tem uma trajetória de três anos e muitos prêmios conquistados. O objetivo é levar a cultura break à população. Estão inclusas coreografias de diferentes estilos, com danças não só da cultura hip hop, mas também da clássica, em uma mistura de ballet com break dance, que é a última variante inventada na região africana, conhecida como kuduro. Os integrantes se preparam agora para participar, em 2012, de uma das maiores competições de break dance (hip hop), que é a “Batle Of The Year”, de São Paulo, junto com os principais dançarinos do mundo.

Varadouro – A Noir Sound Club estará na Praça Antenor Navarro, a partir das 22h. A banda desenvolve seu trabalho a partir de um rock simples, sem grandes pretensões e com o objetivo de divertir. No repertório estão músicas autorais com influências do blues, alt rock, indie rock, entre outros gêneros, unindo estilos antigos e atuais. O grupo é formado por Mônica Nóbrega (vocais), Luis Leite (guitarra base), Aline Abrantes (guitarra solo), Flávia Belmont (bateria) e Rodolfo Marques (baixo).

Rangel – O violeiro João Paulo será a atração na Praça da Amizade, a partir das 18h. Ele é natural do município paraibano de Ingá. Sua primeira cantoria foi ao lado de Manoel Fabrício, em 1958. Conheceu e cantou com poetas como Severino Borges, Natanael de Lima, Lino Pedra Azul, Jô Patriota, Lourival Batista, Eduardo Moura, Sebastião Cesário e Severino Ciríaco.

Bancários – A Praça da Paz, a partir das 19h, vai receber o espetáculo “Malaki – As Cores da Paixão”, da Companhia Paralelo de Dança. O trabalho tem como pano de fundo o Holocausto, que ceifou inúmeras vidas e trouxe ao homem uma nova forma de observar o mundo. Entre essas maneiras está a percepção da ausência de uma proteção divina naquele momento onde nada parecia comungar valor algum, seja material ou espiritual.

Mangabeira – A Banda Baluarte tocará na Praça Coqueiral, a partir das 19h. No repertório do grupo estão músicas autorais no estilo MPB, como “Cordas”, “Intempestiva”, “Território” e “Semaforizado”. Essa última empresta nome ao último álbum, de 2009, lançado no Cineport. O show no Circuito Cultural das Praças simboliza a fase final de divulgação desse CD, pois os integrantes se preparam agora para formatar o próximo trabalho. Para executar as canções sobem ao palco Erick Almeida (vocal e violão), Thiago Mateus (baixo), Pedro Paz (acordeon e flautas) e Adam Pessoa (bateria).

Tambaú – Às 19h, na Feirinha de Tambaú, o público presente vai assistir ao Babau do Mestre Clóvis, da cidade paraibana de Guarabira. O bonequeiro, conhecido em todo o Brasil pela criatividade e talento para criar personagens, anda sempre acompanhado por algumas das suas criações, como Branca de Neve, Geremias e Benedito. Além das apresentações, o brincante também ministra oficinas, passando os seus conhecimentos às novas gerações. Atualmente, o artista trabalha com cerca de 60 bonecos, que ilustram as suas performances.

Manaíra – A Praça do Skate vai receber, a partir das 19h, o Nuvens Psicodélicas Group. A banda, que tem 11 anos de estrada, apresentará músicas com letras autorais, no estilo rock in roll, com influências do soul, blues, MPB, entre outros gêneros.

Cidade Verde – A Companhia de Dança Pele Flamenca, formada pelas bailarinas Beatriz Betcher, Leonor Santos, Lory Morais e Micheline Freitas, vai animar o Anfiteatro João Balula, na Praça Encanto Verde, a partir das 19h. Elas prometem apresentar um repertório eclético de dança, com variados ritmos flamencos. O grupo espera possibilitar a formação de púbico por meio da difusão da força e suavidade da arte flamenca. No espetáculo, as bailarinas são acompanhadas pelos instrumentistas Cyran Costa (guitarra), Thallyana Barbosa (flauta) e João Victor Figueiredo (percussão).

Convidados da Sedes em quatro praças – As atrações convidadas pela Sedes também farão parte da programação do Circuito Cultural das Praças em oito locais, unindo-se assim aos artistas selecionados via edital público para o projeto. O objetivo é dar maior visibilidade aos trabalhos artísticos desenvolvidos pelas comunidades e bairros de João Pessoa.

Ao todo, serão seis apresentações. Na Praça da Amizade, no Rangel, a animação fica por conta do pagode Atitude do Samba, formado há dois anos. O grupo é composto por seis integrantes, que residem no bairro do Cristo Redentor. Na Praça da Paz, o convidado pela Sedes nos Bancários é a Banda Evus Rock. Enquanto isso, a Praça Coqueiral, em Mangabeira, vai receber Erivan da Gaita, com sete anos de carreira.

A Praça Encanto Verde, do bairro Cidade Verde, vai receber a maior quantidade de atrações convidadas da Sedes nesta sexta-feira. Uma delas é a performance de Dança Clássica Moderna, com Ana Karoliny, e solo do trompetista Amauri Moura. No mesmo local, o público poderá assistir à apresentação do grupo de dança Kebrartes, que possui dois anos de fundação, sendo constituído por jovens entre 14 a 17 anos.

Ainda na Praça Encanto Verde, haverá o show de voz e violão de Adrisley Kelly. A artista tem apenas 15 anos de idade e segue o estilo pop romântico de nomes conhecidos como Paula Fernandes e Luan Santana.

Confira a programação completa deste final de semana:

SEXTA-FEIRA (11/11)

Bairro dos Ipês (Praça Coriolano Coutinho) – 17h

Looney Tunes Crew (dança)

Varadouro (Praça Antenor Navarro) – 22h

Noir Sound Club (dança)

Rangel (Praça da Amizade) – 18h

Violeiro João Paulo (cultura popular)

Convidado da Sedes: Grupo Atitude do Samba (música)

Bancários (Praça da Paz) – 19h

“Malaki – As Cores da Paixão”

Convidado da Sedes: Banda Evus Rock (música)

Mangabeira (Praça Coqueiral) – 19h

Banda Baluarte (música)

Convidado da Sedes: Erivan da Gaita (música)

Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Babau da Paraíba, do Mestre Clóvis (cultura popular)

Manaíra (Praça do Skate) – 19h

Nuvens Psicodélicas Group (música)

Cidade Verde (Praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Pele Flamenca (dança)

Convidados da Sedes: Dança Clássica Moderna, com Ana Karoliny, e solo do trompetista Amauri Moura; Grupo de dança Kebrartes; e Adrisley Kelly (música).

SÁBADO (12/11)

Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Feito Brasa no Terreiro (música)

Convidado da Sedes: Banda Positivação (música)

Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

“Te conto na Praça” (literatura)

Bessa (Praça do Caju) – 19h

“É Tempo de Dançar” (dança)

Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

“E-moções” (dança)

Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Banda Anexo (música)

Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Clayton Barata e Banda (música)

Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Viverá Brasil (música)

Conjunto Residencial Gervásio Maia (Praça da Esperança) – 19h

“Teatrália” (literatura)

Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Salvador de Alcantara (música)

Rivaldo Vitorino (música)

Convidado da Sedes: Banda Tribo de Azaiz (música)

Alto do Mateus – 17h

Rethrohollics Classic Rock (música)