Praças recebem música, dança e arte popular neste fim de semana

Por - em 52

Show de vários estilos musicais, espetáculos de dança e manifestações da cultura popular paraibana estão na programação do Circuito Cultural das Praças desta sexta-feira (20). Contando com o sábado (21), são 24 atrações selecionadas em edital público e convidadas. O projeto é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A programação do Circuito Cultural das Praças da edição 2011/2012 segue até março. São ao todo 432 atrações selecionadas por meio de edital público, nas áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança. Há ainda a participação de artistas e grupos convidados pela Sedes em diversos bairros.

Ipês – O guitarrista e compositor Beto Tavares se apresenta na Praça Coriolano Coutinho, a partir das 17h. Com quase 20 anos de carreira, sendo os dez últimos desenvolvendo trabalho solo instrumental, o artista possui um repertório eclético, onde estão composições próprias como “Labirinto”, que dá título ao seu CD, e “Light in The Midnight”, além de músicas de autores paraibanos, nacionais e internacionais.

O músico começou a tocar em banda baile e no currículo também tem participação em vários shows com artistas locais, a exemplo de Manoel Serafim, Lis Albuquerque, Gracinha Teles e Regina Brown. Atualmente, é professor de guitarra e toca nas orquestras Mistura Fina e Canto Novo. Nesta sexta-feira, estará acompanhado de Theo Santos (sax), Marcus Geriz (teclado), Maurílio Cabral (guitarra), Damião (baixo) e Geovanni (bateria).

Varadouro – Na Praça Antenor Navarro, a partir das 22h, a atração é a Ciranda do Sol, do Bairro dos Novais. Herdeiro da tradição do mestre João Grande, Manoel Baixinho comanda o canto e o instrumental do grupo. Ele é natural do município de Serraria, foi um dos idealizadores do Centro Popular de Cultura do Bairro dos Novais e participou do documentário “Brincantes Visionários”. Hoje, o folguedo traz em seu repertório cirandas e cocos de roda tradicionais, ao som de bombo, caixa e ganzá.

Rangel – Na Praça da Amizade, a partir das 18h, é a vez do Forró Flor de Caroá. O grupo foi criado em outubro de 2000, com o nome de Trio Forrofiá. Em fevereiro de 2008, ganhou a denominação atual, fazendo assim homenagem a uma planta nativa do Nordeste brasileiro. Seu repertorio é composto de xaxado, baião, forró, xotes e outros ritmos da cultura popular regional. São integrantes os músicos João Silva (sanfona), Adailton (zabumba), Germana Alves (voz e triângulo) e Haniel (baixo).

Bancários – A partir das 19h, a Praça da Paz vai receber a cantora Val Donato e Os Cabeças. A artista campinense, que lidera o grupo, tem sete anos de carreira e já chegou a dividir o palco com Leoni. Também abriu apresentações de grupos e artistas nacionais como Pouca Vogal, Oswaldo Montenegro, Renato Braz, Cátia de França e Adriana Calcanhotto.

Seu trabalho é marcado pela interpretação de vários estilos, incluindo compositores da MPB como Chico Buarque, sempre impregnada de personalidade e da veia rock n’roll. Ao seu lado se apresenta a banda formada por Daniel Pina (baixo), Nido Fernandes (guitarra) e Toni Ramalho (bateria), sendo denominada como Os Cabeças.

Mangabeira – O cantor, compositor e violonista carioca, radicado em João Pessoa, Henrique Ornellas, é a atração da Praça do Coqueiral, em Mangabeira, às 19h. Ele já fez parte da Orquestra de Violões da Paraíba e cantou no Coral Sinfônico da Paraíba. O show “Filhos de Capitais”, que vai apresentar no Circuito Cultural das Praças, além de ser o nome de uma das músicas do repertório, em parceria com o poeta paraibano Valmir Neves Junior, retrata a vivência musical do artista em várias capitais brasileiras onde morou por ser filho de militar.

Em sua bagagem estão experiências musicais diversas, refletindo em seu trabalho a busca constante por uma identidade e sonoridade, cheias de grooves que vão do reggae, passando pelo xote, baião, samba e pop rock. Nesta sexta-feira, ele estará acompanhado por Adriano Ismael (baixo) e Heráclito Dornelles (bateria). Juntos, vão executar composições próprias e de artistas como Chico Science, Geraldo Vandré, Cazuza e Chico César.

Tambaú – O clube carnavalesco de orquestra Piratas do Jaguaribe se apresenta a partir das 19h, na Feirinha de Tambaú. Foi fundado em 1930, no bairro que deu nome ao grupo. Suas cores originais eram preta e branca. No início, faziam uma sonoridade do tipo pau e corda. Com o passar dos anos, além do som ter evoluído com acréscimo de outros instrumentos, suas cores também mudaram, passando a ser preta, branca, vermelha e amarela, com fantasia original de Pirata.

Manaíra – Está na programação da Praça do Skate, a partir das 19h, o pop rock da Banda Viadutra. Criada em 2004, a proposta inicial do grupo, formado por cinco integrantes, era tocar covers nas festas e boates da cidade. Depois, começou a desenvolver um trabalho mais autoral. As temáticas de suas canções são bastante diversificadas e permeiam o cotidiano do trabalhador brasileiro, os problemas socioeconômicos enfrentados pela sociedade, os medos e desafios do indivíduo, assim como conflitos amorosos e emocionais vividos pelo ser humano.

Cidade Verde – Na Praça Encanto Verde, na Cidade Verde, está programado o espetáculo de dança “Morada”, dirigido por Elias Miguel, com os bailarinos Maria Morais, Sabrina Casado, Sérgio Nazza e Thaís Ribeiro.

A performance tem como referência o ambiente doméstico. Ao entrar em casa, nem sempre as pessoas observam todos os objetos em volta, muito menos o seu significado. Uma cadeira, um vaso ou até mesmo a cama, pode envolver sentimentos de diferentes formas e sentidos (raiva, paz, medo, angústia, conforto, prazer, privacidade e liberdade). Elias parte dessa simples ideia. Ao observar cada parte da casa, analisa os movimentos cotidianos, bem como estimula o grupo a explorar suas expressões em cada cômodo isoladamente.

Convidados da Sedes – Além dos selecionados em edital para o Circuito Cultural das Praças, a Sedes vai levar a mais três bairros atrações convidadas. Na Praça da Paz, por exemplo, se apresenta Banda Soudscream. O grupo surgiu de uma reunião de músicos que já tocavam na cidade e fizeram várias apresentações no Centro Histórico e na Praça Skate Plaza, em Manaíra.

O convidado da Praça Coqueiral, em Mangabeira, é o rapper Éssyaga, que atua no cenário musical paraibano desde 2004, quando começou com o  Realidade Periférica e agora está partindo para uma carreira solo. Depois de passar por outros grupos, tornou-se um dos idealizadores do Abiarap e com ele tem participado de vários eventos independentes e oficiais, colocando o público para dançar, questionar e pensar com suas composições. No repertório, mistura regional, reggae e reggaeton.

A Banda Versos Livres desenvolve um projeto autoral, trabalhando o sincretismo por meio de uma vertente rock’n roll. Desenvolve arranjos que dialogam samba, blues, funk e inúmeras possibilidades nordestinas. Nas letras, são abordados temas reflexivos sobre a condição humana: desde a problemática existencial até a vontade de tomar banho de chuva com a pessoa que se ama. O grupo é formado por Gabriel Belo (escaleta e teclado), Túlio Cabral (baixo), Simão Marins (bateria) e Afonso Barbosa (guitarra e voz). Eles vão se apresentar na Praça do Skate, em Manaíra.

Na Praça da Amizade, no Rangel, a animação convidada fica por conta da banda de forró Menina Amostrada, que surgiu em agosto de 2011, em Cruz das Armas. Integram o grupo Josildo Costa, Normando, Magão e Jéssica (os três nos vocais), Bruninho Pingo D’água (bateria), Aclicio (baixo), Bruno (guitarra), Neguinho (teclado), Jó (percussão), George (sanfona), Samuel (trombone) e Paulo (trompete).

Confira a programação completa deste final de semana:

Sexta-feira (20/01)

Bairro dos Ipês (Praça Coriolano Coutinho) – 17h

Beto Tavares

Varadouro (Praça Antenor Navarro) – 22h

Ciranda do Sol

Rangel (Praça da Amizade) – 18h

Forró Flor de Caroá

Convidado da Sedes: Banda de Forró Menina Amostrada

Bancários (Praça da Paz) – 19h

Val Donato e Os Cabeças

Convidado da Sedes: Banda Soudscream

Mangabeira (Praça Coqueiral) – 19h

Henrique Ornellas

Convidado da Sedes: rapper  Éssyaga

Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Clube de Orquestra Piratas do Jaguaribe

Manaíra (Praça do Skate) – 19h

Banda Viadutra

Convidado da Sedes: Banda Versos Livres

Cidade Verde (Praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Espetáculo de dança “Morada”

Sábado (21/01)

Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Francisco Diniz

Convidado da Sedes: Banda Rairon

Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

Espetáculo de dança “Ponto de Vista”

Bessa (Praça do Caju) – 19h

Espetáculo de dança “Afrikando”

Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

Banda Nascido no Mato

Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Escola de Capoeira Afro Nagô

Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Urso Panda

Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre

Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Varadouro Samba Groove

Alto do Mateus – 17h

Banda Big Five

Convidado da Sedes: Grupo de hip hop Adnvo

Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes (Praça da Esperança) – 19h

Orquestra de Berimbaus