Praças se transformam em espaço de convivência para mães e filhos

Por - em 148

Além de deixar a Capital mais bonita, as praças construídas e reformadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vêm se transformando em espaços de convivência para as famílias. Os brinquedos, a segurança e os locais ao ar livre são atrativos perfeitos para mães e filhos que moram nos bairros onde as praças estão localizadas. Desde 2005, 35 praças já foram construídas ou reformadas em João Pessoa.

Diariamente, dezenas de mães e filhos saem de casa no final da tarde para desfrutar um pouco da companhia de outras crianças e se divertir nas praças da Capital. A cena se repete em vários bairros e revela a importância desses espaços de convivência para melhoria da qualidade de vida.

Kallyne Oliveira é uma das frequentadoras da Praça da Paz, nos Bancários, bairro da Zona Sul da Capital. Ela conta que desde que estava grávida do primeiro filho adotou o espaço como local de passeio. “Quando eu estava grávida do Caio, que hoje está com três anos, já vinha fazer caminhada aqui e ficava pensando que quando ele nascesse iria trazê-lo para andar de bicicleta aqui”, relembra a mãe de Caio.

Acompanhado dos pais, que vieram ajudá-la a cuidar de Caio e do irmão João Gabriel, de um ano, Kallyne Oliveira revela que apesar de morar em casa, prefere levar os filhos para brincar na praça porque além do espaço tem os brinquedos que o mais velho adora, principalmente, o escorrego. “Quando Caio era menor, todos os dias ele vinha brincar aqui com o pai. Agora ficou mais difícil porque cuidar de dois dá mais trabalho, mas sempre que tenho alguém para me ajudar, trago os meninos para a pracinha”, comenta.

A pequena Maria Clara de um e 10 meses é outra frequentadora da Praça da Paz. Enquanto a mãe, Neiangela Oliveira corre para ficar em forma, a menina fica sob os cuidados da tia e da avó. De tênis, pronta para correr com a mãe, Maria Clara se diverte imitando os adultos, com direito a alongamento e aquecimento.

Dona Claudete, avó de Maria Clara, conta que gosta muito desse espaço, onde ela aproveita para curtir a neta e para dar uma boa caminhada. “Todos os dias, minha filha vem correr e eu venho caminhar. Ai a gente aproveita e traz a Clarinha para brincar”, conta.

Lazer para todos – Além dos brinquedos para as crianças, as praças também oferecem equipamentos de lazer para pessoas de todas as idades. Na maioria delas há espaço para corrida, caminhada, prática de exercícios físicos, quadras de esporte e banquinhos para quem deseja apenas bater um bom papo e olhar a vida passar.

Acessibilidade – Os projetos das 35 praças já construídas e reformadas em João Pessoa, nos últimos cinco anos, não perdem de vista as normas de acessibilidade. Autonomia, segurança e respeito à cidadania integram a política de facilitação de mobilidade urbana adotada pelo Governo Municipal, em cumprimento à legislação federal (Norma Brasileira – ABNT NBR 9050/2004) que prevê o direito de ir e vir a todas as pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. As praças são dotadas de rampas e pisos livres de barreiras.