Praia de Tambaú será palco para gincana educativa do Agente Jovem

Por - em 24

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), irá realizar a ‘III Gincana Agente Jovem e Meio Ambiente – Tô Ligado’, neste sábado (24). As disputas acontecerão no Busto de Tamandaré, nas areias da Praia de Tambaú, a partir das 8h às 18h. O evento contará com a participação de 14 comunidades e envolverá cerca de 600 jovens, entre participantes do projeto, familiares e convidados.

Os grupos terão que passar por onze provas, começando pela arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doados no período natalino. Vencerá o grupo que conseguir atingir a meta mínima de 100 quilos.

O dia prosseguirá com a escolha da ‘mascote’ de cada comunidade e da criação de uma música-tema da gincana. Logo em seguida, cada grupo apresentará um trabalho de ação comunitária, que tenha o intuito de promover a cidadania em suas regiões. Acontecerão também as provas: ‘família artista’, ‘filme de celular – educação ambiental é nós na fita’, ‘talento jovem, ‘quem sabe responde’, ‘valorização da cultura afro-brasileira’, ‘show de calouros’, entre outros.

Para a coordenadora do Programa Agente Jovem, a gincana tem o objetivo de sensibilizar os jovens atendidos pelo programa e despertá-los para o cuidado com o cuidado do meio ambiente. “Começamos a despertar uma consciência de cidadania através da arte, da música, poesia e, principalmente pelo protagonismo das ações sócio-educativas”, explicou.

Participarão jovens dos seguintes bairros: Bancários, Indústrias, Novais, São José, Costa e Silva, Cristo Redentor, Cruz das Armas, Funcionários II (Grotão e Maria de Nazaré), Mandacaru, Jardim Veneza, Muçumago, Róger, Mangabeira e Valentina Figueiredo.