Prazo prorrogado: servidor pode realizar Censo Previdenciário até 14 de setembro

Por - em 27

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) prorrogou para o dia 14 de setembro o prazo para o recadastramento de servidores municipais no Censo Previdenciário. Quem ainda não atualizou seus dados deve se dirigir à sede do Instituto de Previdência do Município (IPM), rua Engenheiro Clodoaldo Gouveia, 166, Centro, no horário de 8 às 12h e de 13 às 17h. Terão que se recadastrar junto ao Programa de Apoio à Reforma dos Sistemas Municipais de Previdência (PrevMun), do Ministério da Previdência Social, todos os servidores efetivos da Prefeitura que estão na ativa, além dos inativos e pensionistas.

De acordo com Rui Leitão, coordenador Censo, foi concluída a fase do processo cumprindo desta maneira o calendário estabelecido. Pelo menos 89 % dos funcionários ativos, aposentados e pensionistas compareceram ao processo. Segundo ele, aqueles que não se apresentarem até o prazo terão seus salários bloqueados a partir de janeiro de 2008.

“O recadastramento permitirá a uniformização das políticas públicas previdenciárias dos municípios brasileiros e subsidiará os cálculos atuais para o pagamento dos futuros benefícios, bem como uma melhor gestão dos institutos de previdência”, disse o coordenador.

Previsão – O Censo Previdenciário dos servidores da PMJP começou desde julho e deve recadastrar mais de 13 mil funcionários ativos, aposentados e pensionistas. O recadastramento será presencial, mas os servidores também poderão atualizar o cadastro no Portal da Prefeitura de JP, no endereço www.joaopessoa.pb.gov.br, link ‘Censo Previdenciário’, onde haverá uma página pré-preenchida com os dados do recenseado. É necessário que a página seja impressa e encaminhada aos postos de atendimento.

A atualização das informações constará no banco de dados da Previdência Social, alimentando o Sistema Integrado de Informações Previdenciárias (Siprev) para evitar fraudes e garantir a aposentadoria daqueles que realmente contribuíram.