Preço de celulares pode variar até 100% na Capital, diz o Procon-JP

Por - em 91

Uma variação de até 100,7% no valor de aparelhos celulares pré-pagos. Essa é a constatação de uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Procon de João Pessoa. A maior diferença foi detectada no preço do celular LG 235 (Claro), que pode ser encontrado com valores entre R$ 149,00 e R$ 299,00. A pesquisa foi realizada em cinco lojas da Capital, para a modalidade de pagamento à vista.

Vale salientar, contudo, que essa diferença pode aumentar mais se forem levadas em consideração as tarifas cobradas pelas operadoras do mercado. “Algumas operadoras de telefonia celular subsidiam o valor dos aparelhos, mas descontam nas tarifas das ligações”, explica o coordenador de Pesquisa do Procon-JP, Helton Renê.

O consumidor deve tomar cuidado também quanto às marcas dos aparelhos celulares. A dica é para que ele procure se informar se há muita reclamação registrada nos órgãos de defesa do consumidor, e ainda ver se a marca possui assistência técnica local.

“Se for presentear com celular, procure combinar a possibilidade de um prazo para troca do produto com o lojista. Nas compras feitas com cartão de crédito direto para o vencimento, o preço do produto deverá permanecer o mesmo de à vista”, orienta o coordenador.