Prefeito aborda marketing político em evento no campus na UFPB

Por - em 68

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) foi um dos palestrantes do II InFoco, evento promovido pela ‘Innova – Empresa Junior de Comunicação’ da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na noite da quarta-feira (23), no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), campus I. O principal objetivo do evento foi discutir com a classe acadêmica as estratégias de marketing utilizadas nas eleições recentes, que levaram à reeleição do prefeito. Na ocasião, ele discorreu sobre o tema ‘Marketing político: a escalada da vitória’.

O gestor municipal começou dizendo ser avesso ao modelo de marketing político feito no Brasil, pois muitas vezes constrói uma imagem que não condiz com a realidade. “O marketing é um importante instrumento de aconselhamento, mas não pode substituir a política, pois assim não teremos verdades estabelecidas. Não houve segredo nenhum na campanha, eu fui autêntico e trabalhei muito desde que assumi o mandato de prefeito desta Capital. Outra característica dessa campanha foi que em minhas participações no guia eleitoral, tanto as externas como no estúdio, foram improvisadas, falava com sentimento e o povo captou a mensagem”, ressaltou Ricardo.

Para ele, apesar de todas as jogadas de marketing, as pessoas estão percebendo quando o candidato fala ou não a verdade e principalmente quando algo vai beneficiar realmente toda uma coletividade. “O povo está com o senso crítico aguçado e antes de votar analisa toda a trajetória do candidato. O político não pode pensar que cargo é para currículo e que tem que se manter nele a qualquer custo. Ele tem que trabalhar e falar a verdade, sempre. O País está mudando e a Paraíba também. Está havendo um renovação de pensamento e essa raiz social vem abrindo novas perspectivas para o povo”, reforçou o prefeito.

Participaram do evento cerca de 100 estudantes de Comunicação Social da UFPB e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), além de universitários dos cursos de Administração e de Propaganda e Marketing do Instituto de Ensino Superior da Paraíba (Iesp). A ‘Innova – Empresa Junior de Comunicação’ foi fundada em 2007 e não tem fins lucrativos. Com caráter multidisciplinar, possui nove membros efetivos e outros 17 voláteis, ou seja, em treinamento.