Prefeito abre ano letivo 2010 e inaugura quadra poliesportiva

Por - em 36

O prefeito Ricardo Coutinho e a secretária da Educação de João Pessoa, Ariane Sá, fazem nesta quinta-feira (04) a abertura oficial do ano letivo 2010 nas escolas da rede municipal de ensino. A solenidade será às 10h, na Escola Damásio Barbosa da Franca, localizada na rua Rodrigues Chaves, s/n, no bairro do Varadouro. Na oportunidade será inaugurada a nova quadra poliesportiva da unidade. Na quarta-feira (03) foi realizado o “Dia da Acolhida”.

Todas as escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da capital irão receber os kits e a distribuição deve ser iniciada a partir de 1º de março”, garantiu a diretora do Departamento de Administração e Finanças (Depaf), da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Betânia Vital. Segundo ela, os Diários de Classe também começaram a ser entregues esta semana e 60% das escolas já receberam.

Os kits dos alunos irão conter uma bolsa e material escolar compatível às necessidades da séria cursada. Os professores e as escolas também recebem um kit pedagógico. No kit de fardamento o estudante recebe calça, camisa, short, sapato e meia. Para os alunos dos Creis são dois shorts, duas camisetas (com manga e sem manga), sandália no lugar do sapato e uma maleta (frasqueira) em substituição a bolsa.

Alunos matriculados – Para o ano letivo 2010 foram matriculados aproximadamente 70 mil alunos nas 92 escolas da rede municipal em funcionamento. Segundo a Sedec, havendo vaga em determinada unidade, ainda existe a possibilidade de inscrições para retardatários.

Este ano a rede municipal de ensino contará com 102 turmas de Ensino Infantil, 1.002 do Ensino Fundamental I, 681 do Ensino Fundamental II, 62 do ‘Se Liga’ e ‘Acelera'(da Fundação Ayrton Senna); 477 do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que em 2010 oferecerá o ensino profissionalizante, e 150 turmas do ProJovem.

Nos Creis da Capital, que iniciaram as aulas no dia 20 de janeiro, levantamento parcial realizado pela Secretaria de Educação revelou que cerca de 3.200 crianças de zero a seis anos de idade tiveram a matrícula efetuada. Os Centros de Referência em Educação Infantil contam com 157 turmas.

‘Escola Nota 10’ – O ano letivo da rede municipal de ensino começa com o Prêmio ‘Escola Nota 10’. No último dia 26 de janeiro, por ocasião da assinatura do decreto instituindo a segunda edição do prêmio, o prefeito Ricardo Coutinho disse que o município surpreendeu a todos na área da Educação. Ele revelou que no ano passado, 70% das escolas municipais obtiveram notas entre 6 e 9 em Índice de Excelência em Educação, números considerados satisfatórios, conseguindo qualificar o ensino e melhorar a aprendizagem. Além deste prêmio estamos ainda investindo em obras. São três novas escolas em construção e João Pessoa chegará à marca de 338 novas salas construídas, disse.

O programa visa incentivar o desenvolvimento da educação pública de João Pessoa por meio da premiação com o selo ‘Escola Nota 10’ e do pagamento do 14º salário para os funcionários das unidades. Esses servidores terão que atingir 100% de êxito em duas etapas: nas avaliações de gestão escolar e de aprendizagem dos alunos.