Prefeito abre atividades da 1ª Conferência de Comunicação

Por - em 23

As atividades da ‘1ª Conferência de Comunicação da Cidade (Confecom-JP)’, realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (16). O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), participou da solenidade de abertura, onde destacou a importância da notícia gerada através da quebra de monopólios e da democratização ao acesso da informação. O evento acontece no auditório do Hotel Litoral, localizado na avenida Cabo Branco e segue até este sábado (17), abordando o tema ‘Comunicação: Meios para Construção de Direitos e Cidadania na Era Digital’.

O 1º Confecom-JP está reunindo profissionais da área de comunicação, estudantes, produtores, empresários, sociedade civil organizada e o poder público. Estão sendo debatidos temas pertinentes à produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania. “A história se faz através de passos. Este momento é muito importante para discutimos a base da democracia, da comunicação e da informação e avançar nas facetas que possibilitam uma aproximação maior da população aos mecanismos da notícia”, disse Ricardo Coutinho.

Cada direcionamento será discutido durante os dois dias por grupos, onde o conteúdo será apresentado aos participantes. Os grupos formados também serão responsáveis pela escolha dos delegados que irão representar o município nas conferencias estadual e nacional de comunicação.

A secretária de Comunicação, Lívia Karol Araújo, ressaltou a iniciativa do Governo Municipal em promover o 1º Confecom. “Saímos na frente para chegarmos neste momento e, a partir de agora, criarmos meios para iniciar um diálogo com as mais diversas camadas da sociedade e discutir meios para tornar a comunicação mais próxima da cidadania”, acrescentou a secretária.

Temas dos grupos de discussão:
Produção de Conteúdo: conteúdo nacional; produção independente; produção regional; garantia de distribuição; incentivos; tributação; financiamento; fiscalização; propriedade intelectual; órgãos reguladores; competição; aspectos federativos; marco legal e regulatório.

Meios de Distribuição: televisão aberta; rádio; TV comunitária; internet; telecomunicações; banda larga; TV por assinatura; cinema; mídia impressa; mercado editorial; sistema público, privado e estatal; sistema de outorgas; fiscalização; propriedades das entidades; distribuição de conteúdo; infraestrutura; órgãos reguladores; aspectos federativos; administração do espectro; publicidade; competição; normas e padrões; marco legal e regulatório.

Cidadania (direitos e deveres): democratização da comunicação; participação social na comunicação; liberdade de expressão; soberania nacional; inclusão social; desenvolvimento sustentável; classificação indicativa; fiscalização, órgãos reguladores; aspectos federativos; educação para mídia, direito à comunicação; acesso à cultura e a educação; respeito e promoção da diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, de gênero, orientação sexual; proteção a seguimentos vulneráveis, como crianças e adolescentes.

Programação:
Dia 16 ( sexta – à tarde)
14h – formação mesa redonda
15h – trabalhos em grupo
18h30 – reunião dos relatores dos grupos e comissão organizadora

Dia 17 (sábado)
8h – plenária com apresentação dos relatórios dos grupos temáticos e aprovação de propostas
12h30 – intervalo para almoço
14h – indicação dos delegados e delegadas para Conferência Estadual de Comunicação
17h – encerramento