Prefeito abre homenagens a JP destacando crescimento social

Por - em 11

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, abriu a semana de aniversário dos 425 anos da cidade, na manhã desta segunda-feira (2), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, comemorando o crescimento social da Capital. No evento, que reuniu servidores de várias secretarias e órgãos municipais, ele destacou algumas ações desenvolvidas ao longo dos últimos anos, que proporcionaram uma mudança na qualidade de vida, colocando a cidade no cenário das melhores capitais brasileiras.

A semana comemorativa foi oficialmente aberta na área externa do CAM, com o hasteamento da bandeira nacional e a participação da Banda 5 de Agosto. Em seguida, no auditório, os servidores assistiram palestras do prefeito Luciano Agra e da secretária de Planejamento e Coordenação de Projetos Especiais (Seplan), Estelizabel Bezerra.

De acordo com o prefeito, o primeiro avanço da atual gestão administrativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é a devolução para a população do que é público, iniciativa que faz parte de um projeto que está transformando a imagem da Capital. Ainda segundo ele, um dos principais canais de contribuição para isso é a participação popular através de programas como Orçamento Democrático, que permite a análise e a discussão das demandas advindas da própria sociedade.

As políticas públicas de habitação popular foi um dos temas em destaque no encontro com os servidores. “A cidade de João Pessoa caminha para redução em até 60% dos índices de déficit habitacional. Podemos dizer, sem dúvidas, que promovemos o maior projeto de habitação popular do Governo Lula. São obras completas que desencadeiam mudanças radicais, através de reformas, ampliação e infraestrutura adequada”, ressaltou o prefeito.

O melhor desempenho conquistado pela Capital junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), que é hoje o principal medidor da educação brasileira e leva em conta rendimento escolar, também evidenciou os investimentos feitos pela gestão municipal nos últimos cinco anos na área da educação. De acordo com o prefeito Luciano Agra, atualmente existem 40 programas voltados para a melhoria do ensino público municipal.

Ele lembrou que a conquista da Escola Municipal José Novaes, localizada no bairro dos Novaes, do maior índice do Estado na Prova Brasil de 2009 – nota 6.0 –, é um reflexo destas melhorias no dia a dia de alunos e professores. O prefeito destacou também a marca de 500 ruas asfaltadas e drenadas, e ainda outras 300 em obras; a reforma e ampliação de 64 unidades de Saúde da Família e de todos os hospitais municipais de João Pessoa. “Essas ações são fruto do equilíbrio econômico e financeiro alcançado por esta gestão”, constatou Luciano Agra.

O crescimento da cidade também foi abordado na palestra da secretária do Planejamento, Estelizabel Bezerra. Ela afirmou que, hoje, 18% dos recursos próprios da prefeitura de João Pessoa são destinados a obras de infraestrutura, em contrapartida aos 4% que eram utilizados em 2004.

Estelizabel Bezerra também destacou os quatro principais focos da gestão municipal: infraestrutura, saúde, educação e geração de emprego e renda. Hoje, João Pessoa expressa o seu melhor momento, como consequência do trabalho realizado ao longo desta administração. Quem vive em João Pessoa há mais de cinco anos sabe que a fotografia da cidade mudou, principalmente devido à requalificação do serviço público e a vitória sobre um déficit histórico”, pontuou.

Após as palestras, os servidores assistiram a uma apresentação musical com a cantora Dandara Oliveira. Em seguida foi servido um coquetel.