Prefeito abre homenagens pelos 20 anos da Guarda Municipal

Por - em 33

Na manhã desta terça-feira (1º), a Guarda Municipal de João Pessoa deu início a uma série de atividades que aludem aos 20 anos da corporação, a ser comemorado no dia 29 deste mês. As atividades aconteceram no Centro Administrativo Municipal (CAM), com o hasteamento do Pavilhão Nacional, acompanhado da Banda 5 de Agosto, e uma palestra seguida de café da manhã. Em sua fala, o prefeito Luciano Agra ressaltou o fato de a Guarda Municipal da Capital ser hoje uma das melhores do Brasil. “Isso é resultado direto, entre outros benefícios, do investimento que fazemos na qualificação do nosso contingente”, disse.

Na mesma ocasião, o prefeito e demais componentes da mesa entregaram certificados de conclusão de cursos realizados pelos guardas municipais. Houve ainda uma palestra com o padre José Carlos, da Paróquia de Miramar, que fez uma comparação entre o serviço prestado por ele à Igreja e o serviço prestado pelos guardas à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “Ambos temos uma responsabilidade muito grande, pois lidamos diretamente com o bem-estar de seres humanos”, avaliou. Estiveram presentes no evento funcionários da administração municipal, guardas municipais e seus familiares, representantes de instituições militares e outros convidados.

O superintendente da Guarda Municipal José Bernadino avaliou as duas décadas de funcionamento da guarda como um período de crescimento e amadurecimento muito positivo. “Nosso nível de preparo e conscientização nos coloca entre as principais corporações do país, mas sabemos que podemos ser ainda melhores. E para isso contamos com parceria da Prefeitura, que sempre nos apoiou”, disse.

Segundo ele, nos últimos cinco anos a PMJP investiu muito na realização de treinamentos e cursos de capacitação para os agentes, como cursos de informática, moto-patrulhamento, primeiros socorros, brigada de incêndio, rapel e defesa pessoal, entre outros.

29 de junho – Até a data do aniversário serão realizadas palestras, exposições, desfiles, festa junina e ações de cidadania, entre outras atividades. No dia 29 de junho, após um culto ecumênico, o prefeito Luciano Agra falará uma vez mais à corporação durante a homenagem ao Guarda do Ano.

A Guarda Municipal de João Pessoa conta com 600 homens e mulheres treinados para garantir a segurança de 240 prédios públicos de João Pessoa e atuar em todos os grandes e pequenos eventos promovidos pela prefeitura da Capital.

PROGRAMAÇÃO

Segunda semana
09/06
9h – Mangabeira
. Dia de Atenção à Saúde na Escola David Trindade, Mangabeira, com apoio do 3º Distrito Sanitário de Saúde

11/06
9h – Mangabeira
. Palestra sobre Drogas e Educação no Trânsito na Escola Zumbi de Palmares
. Dicas de primeiros socorros com o instrutor Maírto (GAE)
Terceira semana

14/06
16h – Busto de Tamandaré
. Exposição das Guardas Municipais do Estado

17/06
16h – Mangabeira
. Desfile cívico com a Guarda Municipal, Samu, STTrans, Sedurb, Emlur e Escola Municipal Luiz Vaz de Camões
Quarta semana

19/06
16h – Grêmio Recreativo do CAM
. São João da Guarda Municipal (comidas típicas, quadrilhas, forró pé-de-serra)

21/06
15h – Alto do Mateus
. Desfile cívico com a Guarda Municipal, Samu, STTrans, Sedurb, Emlur e Escolas Municipais Severino Patrício e Ana Nery
Quinta semana

29/06
A partir das 9h – Ponto de Cem Réis
. Culto ecumênico
. Fala do prefeito Luciano Agra e do superintendente da GM José Bernardino
. Homenagem ao Guarda do Ano
. Apresentação de uma banda de forró pé-de-serra