Prefeito abre Olimpíadas Escolares 2011 com presença do Ministro de Esportes

Por - em 33

Os olhares da área esportiva se voltaram todo para a cidade de João Pessoa na noite desta sexta-feira (9). É que o prefeito da cidade, Luciano Agra, declarou abertas as Olimpíadas Escolares 2011 para atletas na categoria de 12 a 14 anos, na cerimônia que aconteceu no ginásio Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e tem apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Governo do Estado da Paraíba. A solenidade contou com a presença do Ministro de Esportes, Orlando Silva.

Os atletas das 27 delegações desfilaram na quadra do Ronaldão. De acordo com o prefeito, a PMJP, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), não mediu esforços para que o evento pudesse ser realizado na cidade. “É um evento muito especial para a cidade e pode ser realizado graças a uma parceria muito proveitosa entre a PMJP, Governo do Estado, COB e Ministério dos Esportes” afirmou.

Durante os próximos dez dias cerca de três mil atletas, de 27 Estados do Brasil, estarão disputando 12 modalidades esportivas em 21 locais. Serão mais de cem competições durante a realização do evento. Os investimentos para os jogos ultrapassam a quantia de R$5 milhões.

Elogios a João Pessoa – Os esforços que a capital paraibana investiu para a realização do evento foram reconhecidos pelas autoridades esportivas presente no evento. O ministro de Esportes, Orlando Silva, agradeceu ao prefeito Luciano Agra por ter aberto a cidade para a realização do evento.

“João Pessoa tem um significado muito especial pela tradição de ter um povo acolhedor. Quero agradecer a João Pessoa pela oportunidade de acolher o esporte brasileiro. Sei que daqui sairão atletas importantes para o mundo olímpico”, disse.

Esta é a primeira vez que a cidade de João pessoa é sede do evento olímpico da categoria, embora tenha sido sede em outras duas ocasiões das Olimpíadas Escolares para a categoria de 15 e 17 anos.

Atletas olímpicos – O momento simbólico de início das olimpíadas Escolares 2011 foi marcado pelo acendimento da chama olímpica. Diversos atletas de projeção nacional e que foram medalhistas em Jogos Panamericanos e olímpicos participaram do revezamento da tocha, como Vicente Lenilson (medalhista em jogos panamericanos no atletismo) e Daiane Camilo da Silva (medalhista panamericana na modalidade ginástica artística).

Ao final do revezamento, coube ao atleta radicado na Paraíba e campeão olímpico, Ricardo Santos, acender a pira olímpica que ficará exposta até o final dos jogos. O atleta paraibano de judô, Gabriel Victor Gomes, encerrou a cerimônia de abertura com o juramento dos atletas, prometendo competir com lealdade, amizade e fraternidade.

Apresentações – Durante a cerimônia de abertura, dois grupos paraibanos fizeram a animação do público. O Grupo de Ballet Jovem da Paraíba iniciou à noite com uma apresentação que misturou música clássica com cultura regional. Um grupo de cangaceiros também animou a plateia com diversas músicas conhecidas da cultura nordestina.