Prefeito abre Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas

Por - em 15

O prefeito Luciano Agra anunciou nesta segunda-feira (31) a ampliação do programa de arborização em João Pessoa. Até o final de 2010 a Capital terá mais 20 mil novas árvores, garantiu o prefeito durante solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, no Centro Administrativo Municipal (CAM), onde foram distribuídas mudas de árvores como ipê roxo, amarelo e pau-brasil, aos servidores municipais.

“Vivemos numa cultura predatória, em que pensamos que as árvores que plantamos no jardim, no quintal e na frente de casa são suficientes. Na verdade é necessário termos parques e hortos, preparando a cidade para nossos filhos e netos. Temos que destacar a importância desses espaços para garantir a sustentabilidade nas cidades, o que é fundamental para as futuras gerações”, destacou o prefeito.

O estímulo à cultura do verde tem sido um dos carros chefes da gestão municipal, onde o governo tem adotado ações e programas que incentivam e valorizam cada vez mais a prática do plantio de arvores, criações de jardins e quintais. O resultado é que desde 2007 até este ano, segundo informou o prefeito Luciano Agra, já foram plantadas em João Pessoa 40 mil novas árvores, todas de espécies originárias da mata atlântica. “Estamos numa doutrina do verde, de equilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável”, frisou.

Ampla programação – Segundo a secretária de Meio Ambiente (Semam), Lígia Tavares, várias atividades marcam a Semana do Meio Ambiente na Capital. Entre os eventos está a instalação da Tenda Verde, onde serão distribuídas mudas de plantas nativas, cartilhas de arborização urbana e a cartilha infantil “Ipezinho” para a população. As Tendas Verdes serão instaladas nesta quarta-feira (2), no período das 8 às 12 h, no ponto de Cem Réis, e no sábado (5) no anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, das 8 às 14h. Um veículo doado pela concessionária Hyundai está sendo utilizado na distribuição das mudas.

Nesta quarta-feira (2) também haverá uma palestra, cujo tema será “Permacultura: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, com o palestrante Neimar Marcos, diretor do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). A permacultura, nova linha pedagógica do Centro de Educação Ambiental, ensina técnicas e práticas para fazer construções sustentáveis, com materiais ecológicos.

Clube da Pessoa Idosa – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também deu início nesta segunda-feira (31) a Semana do Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida do Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano Cabo Branco. A programação, que é aberta a toda a comunidade, segue até quarta-feira (2) com a realização de oficinas, dinâmicas de grupo, plantio de mudas e feira ecológica. Todos os eventos terão como temática a questão de como preservar o meio ambiente.

O ponto alto da programação desta segunda foi a realização do 1º Encontro de Raizeiros, no auditório do Clube, que teve como objetivo estimular o uso de plantas medicinais como uma alternativa para promoção do bem-estar e da saúde. Ainda na manhã desta segunda-feira foi promovida uma oficina de reciclagem na Sala de Artesanato do Centro de Educação Ambiental e PZAC, na Bica.

Outro destaque da Semana do Meio Ambiente do Clube da Pessoa Idosa é a Feira Ecológica que estará acontecendo durante os três dias do evento, na área livre do clube, que fica localizado na rua Ana Vasconcelos, s/n no Altiplano Cabo Branco. O encerramento será na quarta-feira (2) com a apresentação da Bandinha Alvorada da Melhor Idade do IPM. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3252 1604.