Prefeito anuncia financiamento para compra de computadores

Por - em 25

A Semana do Servidor, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, foi aberta na manhã desta segunda-feira, com uma boa notícia para os funcionários. O prefeito Ricardo Coutinho anunciou o lançamento do programa de inclusão digital voltado para o funcionalismo, que inclui a oferta de microcomputadores, através de financiamento com juros inferiores aos praticados no mercado. Ricardo também garantiu que o Município tem uma política de habitação para os servidores que não têm casa própria, dando prioridade a eles no Programa de Arrendamento Residencial (PAR), em parceria com a Caixa Econômica.

Os detalhes do programa de financiamento de computadores, segundo o prefeito, serão divulgados até o final da semana, pela Secretaria de Administração, mas a pesquisa com as financiadoras já foi feita e a Prefeitura garantiu a melhor oferta. “O servidor poderá adquirir uma máquina com boa configuração e impressora por R$ 1.100, com uma taxa de juros especial, que não se encontra no mercado, e o detalhe é que o valor só começa a ser descontado no contracheque quando o equipamento for entregue”, disse.

Capacitação no serviço público – O prefeito também destacou que o Governo Municipal tem investido na capacitação dos servidores. O Centro de Treinamento Miguel Arraes (CTMA) capacitou mais de 7 mil pessoas. Isso significa uma melhoria no serviço público oferecido à população. “O investimento que estamos fazendo no servidor é para garantir que ele acompanhe o mercado e também que a população, que financia essa máquina (Prefeitura), tenha o melhor atendimento”, disse.

Sobre reajuste de salários, Ricardo Coutinho disse que a administração não trabalha com promessas, mas dentro do que o limite financeiro permite. Mesmo assim, ele destacou que nos dois anos e oito meses de seu governo a inflação somada foi de 10.8% e a soma dos reajustes concedidos ao funcionalismo foi acima de 24%.

Habitação – Ricardo explicou que os empreendimentos habitacionais construídos através do PAR, programa do Governo Federal, em João Pessoa, em parceria com a Prefeitura, são destinados preferencialmente aos servidores municipais. “É preciso que o servidor se cadastre na Secretaria de Habitação para ter acesso ao programa. Vamos entregar mais de 100 unidades nos próximos dias. Para servidores de baixa renda reservamos unidades no conjunto habitacional que estamos construindo no Loteamento Parque Sul”, lembrou.

O vereador Benilton Lucena destacou a política habitacional da Prefeitura e lembrou que o plano de cargos e salários é uma reivindicação antiga dos sindicatos dos servidores, que o prefeito está avaliando. Ele destacou que o pagamento em dia é uma conquista do servidor municipal de João Pessoa e um compromisso cumprido pela gestão. Ele lembrou, ainda, que o concurso público é outra reivindicação da categoria, que já começou a ser atendida pelo magistério, com o anúncio de vagas para professores.

A secretária Suelma Bruns agradeceu a participação do servidor, lembrando que o tema do evento não foi escolhido por acaso e que realmente o servidor municipal é o “elo de sucesso da gestão democrática”.

A solenidade de abertura da Semana do Servidor aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). O evento continua nesta terça-feira, a partir das 9h, com abertura da Mostra Cultural e Balcão de Serviços na área externa do CAM. No Paço Municipal, será oferecido um café da manhã, no hall do prédio, às 8h.