Prefeito anuncia implantação da integração temporal, quinta

Por - em 28

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) vai anunciar nesta quinta-feira (12), durante a abertura da 66ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transportes e Trânsito, a data em que começa a funcionar a integração temporal no sistema de transporte coletivo da cidade. A abertura do evento, que tem presença confirmada de mais de 30 secretários de todo país, além de representantes do Ministério das Cidades, está prevista para as 9h, no Hotel Caiçara, na Avenida Olinda, em Tambaú.

Com a integração temporal, o usuário de transporte coletivo poderá realizar a transferência de uma linha para outra em qualquer parada de ônibus onde elas se cruzem, dentro de um intervalo de tempo pré-estabelecido, sem pagar outra passagem. Mais rapidez na viagem, economia de tempo e de dinheiro.

Para evitar qualquer transtorno à população, a STTrans decidiu iniciar a integração temporal pelo corredor Cruz das Armas por interligar o maior número de bairros da cidade e apresentar o menor impacto operacional.

No início da gestão em menos de 100 dias, a Prefeitura entregou a população o Terminal de Integração do Varadouro, uma obra que causou grande impacto social, fazendo com que as pessoas de baixa renda reduzissem as despesas com transporte coletivo, pois podiam pegar dois ônibus de linhas diferentes sem a necessidade de pagar outra tarifa. Isso proporcionou a milhares de cidadãos uma maior mobilidade, com mais acesso ao mercado de trabalho, às escolas e aos serviços de saúde.

O superintendente da STTrans explicou que a intenção é implantar a integração temporal em toda a cidade, mas o funcionamento em uma área restrita é necessário para identificar eventuais problemas que precisem de correção. “A expansão deverá ocorrer de forma gradual e contínua, após cada fase ser testada e aprovada, com previsão para implantação total até o final do ano”, informaram.

Para ter direito a esse benefício, se faz necessária a utilização de um dos cartões Passe legal: Estudante, Cidadão ou Vale-Transporte. O cidadão que não tem nenhum dos cartões Passe Legal poderá adquiri-lo na sede da Associação das Empresas de Transportes Coletivos –AETC-JP, na Rua Treze de Maio, Centro. Vale ressaltar, que o Terminal de Integração continuará com a mesma estrutura que possui hoje.

Campanha – Para informar melhor a população sobre essas mudanças iniciais no sistema de transporte urbano da Capital, a Prefeitura está preparando uma campanha publicitária, que será veiculada nos meios de comunicação (rádio, jornal, TV), além de distribuição de panfletos nos bairros onde terá inicio a integração temporal, com a ajuda dos delegados do Orçamento Democrático. A idéia é massificar a informação para que a população não fique com dúvidas. A Central de Informações da STTrans (0800 281 15 18) está sendo preparada para prestar todos os esclarecimentos aos usuários.

Fórum Nacional de Secretários – Durante dois dias os responsáveis pela gestão de transporte urbano e trânsito terão a oportunidade de estabelecer um canal permanente para discutir temas importantes e trocar de experiências bem sucedidas nessas áreas em suas cidades. Nessas reuniões, os secretários têm a oportunidade de discutir o acesso da população ao transporte público de qualidade e preços de tarifas mais justos, além de debater problemas enfrentados hoje em todas as cidades brasileiras como congestionamentos, acidentes de trânsito, aumento da frota de automóveis e de motos, entre outros assuntos ligados ao transporte e ao trânsito.