Prefeito anuncia investimentos na ampliação de ciclovias em JP

Por - em 38

O prefeito Ricardo Coutinho anunciou a ampliação das ciclovias com a construção de um anel interligando os bairros periféricos da cidade à orla marítima, o que vai beneficiar os trabalhadores destas regiões com o transporte de bicicletas. O anúncio ocorreu na manhã desta quarta-feira (24) durante o lançamento do novo sistema de monitoramento do trânsito da Capital, na sede da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). O Controle de Tráfego por Área (CTA) passou por uma reestruturação e vai oferecer, 24 horas por dia, segurança e tranquilidade no trânsito aos pessoenses.

Ricardo ressaltou a importância do monitoramento para garantir a mobilidade urbana e segurança e disse que ter o controle em tempo real do que acontece nas vias da cidade é fundamental para solucionar os problemas enfrentados pelos motoristas e pedestres no dia a dia. Ele afirmou que diversas medidas estão sendo tomadas para facilitar a vida dos moradores da cidade, como as ciclovias, a consolidação do monitoramento via GPS dos ônibus do serviço de transporte público e o monitoramento 24 horas, possibilitado pelo sistema GIT Vias, instalado na CTA na sede da STTrans.

“Este é um avanço muito grande para a gestão de trânsito de João Pessoa. Com esse sistema poderemos monitorar os grandes corredores em tempo real e contribuir para solucionar de forma imediata todos os problemas que possam ocorrer, como os congestionamentos, através do aumento do tempo do semáforo, em horários de pico. Além disso, a segurança pública será reforçada, já que poderemos ver também atos de vandalismo”, disse o prefeito.

Alternativa – Na avaliação do prefeito Ricardo Coutinho, as ciclovias podem se tornar um meio alternativo de transporte, contribuindo para a redução de congestionamentos e melhorando o fluxo de veículos. “Se conseguirmos que 5% das pessoas mudem seus hábitos e passem a ir a seus trabalhos em uma bicicleta, já são 5% a menos de veículos nas ruas, o que significa uma grande ajuda. Por isso, vamos investir nas ciclovias e implantar novas rotas, para que os trabalhadores cheguem à área central da cidade e orla, que é onde se concentram muitos dos empregos”, disse.

Novo sistema de monitoramento
– Durante o lançamento da reestruturação do Controle de Tráfego por Área, o prefeito conheceu a sala de onde os agentes da STTrans realizarão o monitoramento do trânsito de João Pessoa. O novo sistema implantado, o GIT Vias, vai ampliar o monitoramento, fiscalização, gerenciamento e coleta de dados sobre o trânsito da cidade. As imagens oferecidas pelas câmeras de alta resolução instaladas em 15 pontos da cidade podem atingir um raio de 500 metros da via e vão possibilitar o reconhecimento dos motoristas infratores no trânsito. Através das placas dos carros, o sistema também poderá consultar mais informações sobre os veículos junto ao Detran.

“Estamos melhorando e muito o trânsito com estas novas câmeras. A STTrans tem a necessidade de melhorar com tecnologias avançadas o sistema de monitoramento do trânsito, para atender e prestar um melhor serviço à população de João Pessoa, que nesta gestão já teve um salto significativo na qualidade de vida”, afirmou a superintendente do órgão, Laura Farias.