Prefeito anuncia obras de melhoria no Centro Histórico

Por - em 15

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) confirmou para esta terça-feira (15) o anúncio das novas intervenções urbanas que vão proporcionar melhorias em pontos estratégicos do Centro da Capital, que foi tombado patrimônio histórico nacional em 6 de dezembro de 2007. A solenidade será às 10h, no auditório do Paço Municipal.

Na ocasião, serão apresentados os locais beneficiados com as obras e que tipo de intervenção será feita em cada ponto. Os projetos de melhoria foram elaborados pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa.

Nos três anos de gestão do prefeito Ricardo Coutinho, algumas intervenções foram realizadas na área reconhecida como patrimônio nacional. Entre as ações, estão a desobstrução de calçadas, dentro da política de reordenamento dos espaços públicos; reforma do Mercado Central; recapeamento asfáltico; drenagem; recuperação e substituição de semáforos e placas de trânsito; instalação de centros de comércio populares; recuperação de praças e soerguimento de monumentos; abertura do Centro Vocacional Tecnológico; implantação dos programas Moradouro e até a publicação de livros que resgatam o aspecto histórico e científico da região.

O Centro Histórico da Capital foi tombado no dia 6 de dezembro de 2007. A área possui 37 hectares, com 502 edificações em 25 ruas, seis praças e o Porto do Capim (nascedouro da cidade). A proposta teve início em 2002, através de solicitação da Associação Centro Histórico Vivo (Achervo). A atual gestão da Prefeitura de João Pessoa abraçou a campanha e trabalhou para viabilizar a concretização do tombamento.