Prefeito anuncia obras de melhorias no Centro Histórico

Por - em 18

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) anuncia, nesta terça-feira (8), às 10h, as novas intervenções urbanas que vão proporcionar melhorias em pontos estratégicos do Centro da Capital, que foi tombado patrimônio histórico nacional em 6 de dezembro de 2007. As obras estão previstas para começar em junho.

A imprensa será recebida no auditório do Paço Municipal, no Cento de João Pessoa. Na ocasião, Ricardo Coutinho apresentará que locais serão beneficiados com as obras e explicará o tipo de intervenção a ser feita. Logo em seguida, haverá espaço para a formulação de perguntas.

Nos três anos de gestão do prefeito Ricardo Coutinho, algumas intervenções foram realizadas na área reconhecida como patrimônio nacional. Entre as ações, estão a desobstrução de calçadas, dentro da política de reordenamento dos espaços públicos; reforma do Mercado Central; recapeamento asfáltico; drenagem; recuperação e substituição de semáforos e placas de trânsito; instalação de centros de comércio populares; recuperação de praças e soerguimento de monumentos; abertura do Centro Vocacional Tecnológico; implantação dos programas Moradouro e até a publicação de livros que resgatam o aspecto histórico e científico da região.

O Centro Histórico da Capital foi tombado no dia 6 de dezembro de 2007. A área possui 37 hectares, com 502 edificações em 25 ruas, seis praças e o Porto do Capim (nascedouro da cidade). A proposta teve início em 2002, através de solicitação da Associação Centro Histórico Vivo (Achervo). A atual gestão da Prefeitura de João Pessoa abraçou a campanha e trabalhou para viabilizar a concretização do tombamento.