Atalhos


Prefeito assegura construção de cinco mil habitações e defende política ousada no setor
13 ago 13

A- A A+

13-08-13-Licitacao de 5000 unidades habitacionais_foto_Alessandro-Potter001O prefeito Luciano Cartaxo deu um passo decisivo na consolidação da política habitacional que tem sido desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito e a secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, assinaram três contratos para a construção de unidades habitacionais para atender famílias carentes da Capital, além da abertura de licitação para 450 unidades na comunidade Saturnino de Brito, o que representa um total de cerca de cinco mil moradias. Os investimentos, que somam R$ 450 milhões, agregam recursos do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal, com contrapartida da PMJP.

“Estamos fortalecendo o nosso compromisso com a população ao colocar em prática uma política habitacional ousada”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Estamos abrindo a licitação de 400 casas e assinando a ordem para a construção de mais de 4,5 mil unidades, sempre com a garantia de saúde, educação, lazer e infraestrutura nos novos residenciais. Esse é o primeiro passo para a concretização do nosso objetivo. Mais que milhares de moradias, queremos milhares de famílias vivendo com qualidade”, complementou.

De acordo com a secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, o prefeito determinou a construção de habitações, mas sempre priorizando a qualidade. “O que queremos é oferecer um ambiente saudável e apropriado para as famílias. Todas as secretarias estão empenhadas para que esse objetivo seja cumprido, os movimentos sociais também estão engajados e é dessa forma que podemos ter a certeza de que alcançaremos a nossa meta. Nós vamos conseguir colocar em prática uma política que vai fazer a diferença na cidade de João Pessoa”, garantiu.

O superintendente Regional da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Ellan Miranda, falou sobre a alegria em participar de um momento que considera decisivo. “É a concretização do sonho de cinco mil famílias. Pessoas que, a partir de agora, poderão, de fato, exercer a sua cidadania. Parabenizo o prefeito pela iniciativa, que vai contribuir para a promoção da dignidade e vai beneficiar muita gente”, afirmou.

Movimentos populares - De acordo com o representante do Movimento Social pela Moradia, Edinaldo Fontes, tem sido possível perceber um grande avanço nas políticas públicas de habitação em nível nacional. “O Governo Federal tem feito a sua parte e nós dos movimentos também temos nos esforçado para trabalhar em parceria. Agradeço muito à Prefeitura de João Pessoa pelo interesse de avançar neste setor e deixo claro o nosso apoio a esta iniciativa”, declarou.

O evento ainda contou com a presença do vice-prefeito Nonato Bandeira e representantes de diversas entidades sociais que lutam pela moradia. São elas: o Movimento de Moradia de Interesse Social, a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e o Movimento pela Moradia (MPM). Também prestigiaram a solenidade os vereadores Flávio Eduardo Fuba, Marcus Vinícius, Dinho Dowsley, João Almeida e Felipe Leitão. 13-08-13-Licitacao de 5000 unidades habitacionais_foto_Alessandro-Potter009

As casas – Das cinco mil unidades habitacionais, 2.016 serão construídas em Gramame, mais 2.016 nas Colinas do Sul e 384 no Residencial Vista Verde, localizado entre os bairros do Jardim Veneza e das Indústrias, além das 400 unidades da Saturnino de Brito. Todos os imóveis são apartamentos de aproximadamente 40 m2, com dois quartos, sala de estar, cozinha e banheiro.

Os residenciais ainda serão dotados de escolas, USFs, equipamentos comerciais, centros comunitários, áreas verdes, espaços de esporte e lazer, além de programas de capacitação e geração de emprego e renda. A liberação dos recursos se dará por meio da Caixa Econômica Federal e as empresas responsáveis pela construção das unidades habitacionais serão: Terramar, JGA e Litoral, que também assinaram a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos.