Prefeito assina convênio de obra que liga zona Sul à orla da Capital

Por - em 66

Melhorar o tráfego de veículos e diminuir o tempo de trajeto entre a zona Sul com a orla da Capital. Esses são os principais objetivos do convênio assinado na manhã desta segunda-feira (26) pelo prefeito Luciano Agra e o governador Ricardo Coutinho, que vai permitir a ligação viária entre os bairros do Castelo Branco, Bancários e Altiplano. A solenidade foi realizada no Palácio da Redenção, na Capital.

O prefeito Luciano Agra destacou a união entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Governo do Estado para a execução da obra, a melhoria no trânsito e os benefícios diretos para a população dos três bairros e das localidades no entorno. “Acabamos de construir essa parceria com o Governo do Estado, onde a PMJP não só fez o planejamento, como também está alocando recursos do Tesouro para somar com recursos próprios do Estado da Paraíba, e assim colocar em prática a mobilidade de João Pessoa. Estamos construindo em vários cenários as condições para que a mobilidade avance”, disse.

Trabalho intenso em 2012 – Luciano Agra ainda lembrou as demais obras viárias em execução na cidade. “O trabalho vai continuar intenso em 2012. Nós temos mais de 200 ruas em fase de execução ou para entrar em execução”, afirmou Agra, contando ainda que a PMJP está preparando o segundo pacote de recuperação de ruas.

O governador Ricardo Coutinho falou que o convênio entre o PMJP e o Governo do Estado busca criar alternativas de mobilidade urbana. “O aumento do número de veículos faz com que as nossas principais avenidas estejam completamente inviabilizadas em alguns locais. A Beira Rio, dando acesso ao Altiplano, é um dos espaços com maior ocupação progressiva ao logo desses últimos tempos. Efetivamente precisamos ter uma alternativa à Beira Rio. Essa alternativa será as Vias do Atlântico. Vai se poder sair de toda a zona Sul da cidade, atingir o HU (Hospital Universitário) e de lá, em um curto espaço de um quilômetro chegar ao Altiplano”, disse Ricardo Coutinho, ressaltando que a preocupação não é apenas com a Beira Rio, mas com as vias dos Bancários, que também serão beneficiadas.

Vias do Atlântico – O projeto de ligação viária entre os bairros do Castelo Branco, Bancários e Altiplano, chamado de ‘Vias do Atlântico’, que integra o projeto ‘Caminho Livre, foi elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Infraestrutra (Seinfra) e Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). O orçamento foi feito – em torno de R$ 9,1 milhões – e repassado ao Governo da Paraíba. A responsabilidade das obras será do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Segundo o diretor de Planejamento do DER, Ademilson Montes Ferreira, a ligação entre os bairros do Castelo Branco, Altiplano e Bancários será feita por pistas duplas, terá canteiro central, ciclovia e calçadas laterais. “Quem sair do Altiplano vai chegar até a alça, em 15 minutos, mesmo caminhando, chega à Cidade Universitária. A mesma coisa serve para quem sair dos Bancários. Quem chegar à rua Luiz Gonzaga, pega a alça até a Cidade Universitária e em 15 minutos estará no Altiplano”, disse.

Acessos – A ligação entre os bairros do Castelo Branco, Altiplano e Bancários será feita no prolongamento da avenida Delmiro Diniz, chegando ao contorno da Cidade Universitário. Quase em frente ao Hospital Universitário Lauto Wanderley (HULW), será construído um giradouro. Desse giradouro saíra uma via em direção ao Altiplano, até chegar à rua Henrique Sales Monteiro, que se liga na primeira esquina com a rua Helena Freire, que por sua vez, paralelo ao mar, corta todo o Altiplano chegando até próximo à avenida Beira Rio.

A ligação com os Bancários também saíra do giradouro em frente ao HU e chegará até a rua bancária Eunice de Ramalho. Desse ponto ela segue até a rua Luiz Gonzaga de Andrade e desce até encontrar a bancários Waldemar Mesquita Accioly (três ruas), que tem ligação à direita e à esquerda com a Rosa Lima dos Santos, que poderá descer até encontrar a rua João Rodrigues Alves. Outra opção é seguir à esquerda por outra rua até chegar à avenida Hilton Souto Maior.