Prefeito assina ordem de serviço que inicia o PAC do Jaguaribe

Por - em 72

O prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) assinou na manhã desta segunda-feira (2) a ordem de serviço para as intervenções de revitalização e reurbanização do Vale do Rio Jaguaribe. Os serviços de infra-estrutura urbana beneficiarão mais de 62 mil famílias, ou seja, mais de 192 mil habitantes diretamente. A primeira etapa das obras já foi iniciada no bairro do Cristo Redentor, com a pavimentação das ruas Francisco Lustosa Cabral, Adelaide de Novaes e Industrial João Úrsulo.

O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e essa primeira etapa de infra-estrutura foi orçada em aproximadamente R$ 74 milhões. Além disso, o Governo Municipal implantará (com recursos próprios) equipamentos comunitários como complemento às obras de infra-estrutura social e urbana previstas no projeto.

De acordo com o prefeito, esse projeto é muito mais que do que uma intervenção na infra-estrutura do Vale do Jaguaribe. A proposta prevê urbanização, que vai contemplar moradias com habitabilidade, iluminação, lazer, educação, saúde, equilíbrio ambiental e acessibilidade.

Melhorias – Ao todo 81 ruas, incluídas no PAC do Vale do Jaguaribe, serão beneficiadas com a implantação de pavimentação, drenagem e esgotamento. Só no bairro do Cristo Redentor, 13 ruas receberão os mesmos serviços. Ao longo das obras, os moradores da Comunidade Novo Horizonte – localizada no mesmo bairro, mas em áreas ribeirinhas -, serão relocados para um novo conjunto residencial que receberá o nome de Vale das Palmeiras. Lá serão construídas 846 unidades habitacionais, mais creche, escola e Unidade de Saúde da Família (USF).

Com a retirada das habitações de risco, a área degradada será revitalizada com diversas intervenções, como a revegetação, proteção das margens, desassoreamento e renaturalização do rio Jaguaribe; paisagismo e estética urbana com implantação de parques e corredor ecológico. As ações sociais englobam a mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental e geração de trabalho e renda.

Cronograma – De acordo com o prefeito, as áreas do Alto Jaguaribe (Jardim Guaíba, Jardim Bom Samaritano, Rua Projetada, Travessa Palmares, Rua Osvaldo Lemos, Novo Horizonte, Lagoa Antônio Lins e adjacências do Monte Cassino) e Baixo Jaguaribe (Chatuba e São José) receberão as primeiras intervenções por se tratar de locais onde existem necessidades mais urgentes. As etapas futuras contemplarão, também, o Médio Jaguaribe – Mata do Buraquinho até a Comunidade São José na altura do Manaíra Shopping.

Esperança – O conselheiro da 7ª região do Orçamento Democrático (que contempla o bairro Cristo Redentor), Claudomiro Silva, lembrou que a Prefeitura já inaugurou outras obras na área e que agora, com as intervenções do PAC, a vida dos moradores vai melhorar muito. “O povo reivindicou nas assembléias orçamentárias e o prefeito inaugurou USFs, Cais, casas e creche. A população está consciente dessas melhorias, que também foram apontadas no Orçamento Democrático, e agradece essa conquista à Prefeitura”, disse.

Já a dona de casa Francisca da Silva define a intervenção como “a melhor coisa que vai acontecer nesse local. Se tudo isso que o prefeito disse acontecer mesmo, vai ser a melhor coisa do mundo. Ter uma casa de verdade, escola, creche e praça é muita felicidade”, festejou.