Prefeito autoriza início de obras de padronização em mais 18 mil m² de calçadas na orla

Por - em 423

dayseeuzebio (4)Quem caminha pelas calçadas residenciais e comerciais na orla marítima de João Pessoa vai ganhar muito em acessibilidade e conforto. Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Luciano Cartaxo assinou a ordem de serviço para as obras de padronização dos passeios públicos em toda a extensão das avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, nos bairros de Tambaú e Cabo Branco, respectivamente. No total, a intervenção vai atingir uma área de mais de 18 mil metros quadrados (m²).

“Estamos oferecendo acessibilidade e garantindo o direito de ir e vir da população, além de embelezar esta que é uma das principais áreas da cidade, que acolhe toda a população e também os nossos turistas”, afirmou Luciano Cartaxo. “Vamos terminar esta etapa e assim iniciar as obras da calçadinha e finalizar todo este projeto de intervenção na orla, que já ganhou o recapeamento asfáltico, nova sinalização e iluminação”, listou.

O secretário municipal do Planejamento, Rômulo Polari, destacou que a obra acrescenta muito em mobilidade humana e qualidade de vida. “A cidade cresce muito e ganha novos visitantes a cada dia e a potencialização da mobilidade é uma necessidade. Estamos facilitando a vida da população, principalmente de idosos e pessoas com deficiência, que precisam de um projeto especial de mobilidade”, declarou.

A solenidade foi prestigiada pelos vereadores Elisa Virgínia, Marco Antônio, Sérgio da SAC, Benilton Lucena, Bosquinho, Mangueira e Edson Cruz, além do deputado estadual João Gonçalves.

Projeto – O plano prevê a modificação do revestimento das calçadas (com pisos intertravados), melhoramento da infraestrutura, implantação de itens de acessibilidade, projeto paisagístico com canteiros e 113 novas vagas de estacionamento. Nesta primeira fase serão contempladas as calçadas que estão do lado das residências, comércios e outros empreendimentos.

O projeto de padronização das calçadas da orla marítima foi elaborado pela Prefeitura de João Pessoa por meio de sua Secretaria de Planejamento, e vai contar com investimentos de R$ 1,3 milhão. No total, as intervenções atingiram uma extensão de 4.964,72 m e uma área geral de 18.592,70 m².dayseeuzebio (13)

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Cássio Andrade, a cidade também vai ganhar em termos de manutenção do equipamento. “O projeto traz um material de fácil reposição e que permite intervenções de reparação com mais agilidade, como drenagem e outras obras de manutenção”, explicou.

Segunda etapa – Com a finalização da intervenção nas calçadas do lado direito da orla, terá início a segunda fase do projeto, que prevê a revitalização da calçadinha à beira mar. O projeto trará um padrão para o espaço em um projeto desenhado pelo artista plástico paraibano Flávio Tavares. A ideia é criar uma marca própria para o espaço e melhorar a estrutura para a prática esportiva.

“Estamos elaborando um desenho com princípio gráfico que representa João Pessoa e que tem sua inspiração fundamentada em nossas falésias. Este é um projeto abrangente, que harmoniza as ciclovias com o espaço de caminhadas e também com os estacionamentos”, explicou Flávio Tavares. Os projetos foram desenvolvidos pela Direção de Planejamento Urbano da Prefeitura de João Pessoa.