Prefeito autoriza recapeamento em ruas de 24 bairros de JP

Por - em 23

Até o mês de janeiro de 2011, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dará início a uma nova etapa de obras em melhorias e recuperação na malha viária em 24 bairros da cidade. A abertura do processo de licitação para o recapeamento asfáltico de um total de 69 quilômetros de vias foi autorizada na manhã desta quarta-feira (22), pelo prefeito Luciano Agra, durante solenidade realizada no gabinete do Centro Administrativo do Município (CAM), em Água Fria. Os investimentos equivalem a cerca de R$ 12 milhões, em sua maioria de recursos próprios do Tesouro Municipal, e o processo de licitação deverá ser concluído em, no máximo, 90 dias.

A partir dos novos trechos que passarão pelo recapeamento, um total de 58 ruas, a prefeitura prevê ainda algumas possibilidades de alterações no tráfego em vários trechos da cidade, com o objetivo de reduzir os pontos de congestionamentos e melhorar o trânsito de veículos.

“Estamos iniciando uma nova etapa de implantação de infraestrutura em vários bairros da cidade e de uma forma bem expressiva. Nessa sequência, as obras serão realizadas em vias maiores, em algumas delas com recapeamento nas duas faixas de trânsito, o que deverá, certamente, trazer melhorias para o sistema viário da Capital, principalmente onde circula o transporte coletivo”, destacou o prefeito.

Melhorias – O trabalho de melhorias das vias faz parte das ações do Projeto de Mobilidade Urbana da Cidade, que prioriza as ruas e avenidas onde há maior fluxo de veículos e que estão inseridas no mapa de itinerário dos transportes coletivos da Capital.

De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura do Município, nos últimos anos a PMJP executou obras de recapeamento em 85 quilômetros de vias em vários pontos da cidade. Um outro programa de ações em andamento é o de implantação de 130 quilômetros de vias, em um total de 505 ruas; destas 350 já foram concluídas e entregues à população. “Outras 100 ruas estão em fase de obras e mais 55 devem ser iniciadas e concluídas até março de 2011”, explica o secretário da pasta, João Azevedo.

Entre alguns dos bairros que passarão por novas intervenções na malha viária, nesta nova etapa de obras de recapeamento asfáltico, estão Jaguaribe, Jardim João Paulo II, Manaíra, Tambauzinho, Bairro dos Estados, Torre, Roger, Treze de Maio, Varadouro, Castelo Branco, Cruz das Armas, Centro, Ipês, Ilha do Bispo, Água Fria, Geisel e Altiplano.