Prefeito destaca modernização no setor de transporte público

Por - em 26

O prefeito Ricardo Coutinho lançou na manhã desta terça-feira (19) a terceira edição da campanha de travessia na faixa de pedestre e fez a entrega à população de mais 33 novos ônibus adaptados, sendo três articulados, para atender aos portadores de necessidades especiais. A solenidade foi realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, e contou com a presença do vice-prefeito, Luciano Agra, secretários municipais e convidados.

Na ocasião, Ricardo Coutinho falou dos benefícios conquistados pela população no setor de transporte público durante os cinco anos da sua gestão. Ele citou a instalação do Terminal de Integração, a implantação da bilhetagem eletrônica, que possibilitou a Integração Temporal; o monitoramento da frota por GPS, gerando mais segurança à população e possibilitando a gestão do trânsito. “Em cinco anos de gestão foram 352 novos ônibus comprados e colocados dentro do sistema. Isso começou a ser pensado em forma de parceria e colocando o interesse público acima de qualquer outro interesse”, disse Ricardo Coutinho.

O prefeito ressaltou os investimentos feitos nas ruas e avenidas da capital e destacou a implantação da Integração Metropolitana. “Essa integração foi feita através da parceria que se estendeu além do município de João Pessoa, a partir da credibilidade, onde conseguimos construir com as empresas de Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Alhandra. Isso gerou a integração com o sistema de transportes coletivos de João Pessoa, onde a segunda passagem paga a metade”, disse o prefeito.

Campanha – Com o slogan Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade anda Melhor, a terceira edição da campanha de travessia na faixa de pedestre foi apresentada com a exibição de material na mídia (TVs, rádios, jornais, outdoors, faixas etc). A campanha será colocada em prática na próxima sexta-feira (22). “Estaremos na praia no final das avenidas Beira Rio, Epitácio Pessoa e Rui Carneiro”, avisou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Ela explicou que desde a sua criação a campanha de travessia na faixa de pedestre tem sido positiva. “A avaliação é extremamente positiva e com a campanha só temos a ganhar, pois no dia-a-dia ela minimiza muitos problemas”, ressaltou.

Equipes formadas por agentes de Educação para o Trânsito levarão a campanha, cujo foco este ano está no respeito mútuo entre os condutores de veículos e os pedestres, para toda a cidade, chegando principalmente às ruas e avenidas que apresentam grande tráfego de veículos. Na volta às aulas, atividades também serão desenvolvidas em escolas públicas e privadas.

Mais ônibus – Com a incorporação de mais 33 novos veículos, a frota da Capital passa a contar com um total de 91 ônibus acessíveis. Além dos elevadores, do novo design e da motorização eletrônica, todos os 33 novos ônibus possuem itens que melhoram a acessibilidade da população. Ainda este ano mais 37 veículos serão entregues.

O diretor-executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, ressaltou a qualidade da frota e do gerenciamento do trabalho das empresas, que é realizado pela STTrans. “Quando o serviço vai bem isso não leva a acomodação, pois sabemos que temos um gerenciamento muito competente, permanente e presente na cobrança do trabalho das empresas, que são firmas particulares mas que são concessionárias, que passam a ser prestadoras de serviço público e assim têm que encarrar o compromisso com a Prefeitura e, em especial, com a comunidade”, disse Mário Tourinho.

Para Antônio Fernandes Barbosa, 57 anos, que é portador de necessidades especias, os novos ônibus que reforçam a frota de veículos adaptados vêm ajudar na locomoção. “Esses ônibus modernizados são muito importantes para nós cadeirantes, pois antes era muito difícil sair de casa. Agora o elevador já me coloca dentro do coletivo e está mais fácil”, disse Antônio Fernandes.