Prefeito discute criação de projetos de proteção animal

Por - em 20

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), recebeu na tarde desta segunda-feira (29) representantes da Associação de Proteção Animal Amigo Bicho (APAAB) e do grupo ‘Amor de Bicho’. O encontro aconteceu no gabinete do próprio chefe do executivo, no Centro Administrativo Municipal (CAM).

A reunião teve como principal objetivo apresentar ao prefeito alguns projetos de proteção a animal, entre eles a regulamentação do meio de transporte de tração animal (carroças), a implantação do setor de esterilização que irá ajudar no controle populacional dos cães e gatos e apoio em campanhas educativas para sensibilizar a sociedade acerca do tema de proteção ao animal.

Segundo Rosenéia Melo Flor, presidente da APPAB, a ação vai ajudar inclusive na questão da saúde pública. “ É só circularmos pela cidade para vermos a quantidade de animais abandonados. Gente humilde que abandona ou alguém que cria e, de forma irresponsável, até mesmo por motivo de mudança, solta o animal na rua. A partir do momento que fizermos esse controle da população canina e felina, estaremos contribuindo para a diminuição desse percentual e, consequentemente, a proliferação de doenças, resolvendo assim um dos problemas de saúde pública. E esse projeto já vem sendo executado de forma positiva em outras cidades brasileiras”, argumentou a presidente.

O prefeito se mostrou solícito com a causa e pediu um estudo de avaliação para a implementação do projeto na capital, contendo itens como o local para a construção do setor, custo da obra e de funcionamento. Na ocasião, Ricardo Coutinho também sinalizou apoio para a realização do II Seminário do Bem-estar Animal, que este ano terá como tema os maus-tratos. Em 2008, primeiro ano do evento, a prefeitura foi parceira no projeto.

Participaram da reunião Ana Alice Barros, vice-presidente da Associação de Proteção Animal Amigo Bicho e as voluntárias Tereza Cristina Crizzi, Alice Brito, Renata Coelho e Alessandra Medeiros, do grupo Amor de Bicho. Representaram a prefeitura, a  Diretora de Vigilância à Saúde, Júlia Vaz;  a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonozes, Djanira Lucena, e o gerente da Vigilância Sanitária, Ivanildo Brasileiro.